GUEDES DIZ QUE PETROBRÁS NÃO SATISFAZ NINGUÉM E PREVÊ QUE A EMPRESA SE TORNARÁ IRRELEVANTE
O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a criticar a Petrobrás e defendeu a privatização da empresa. Para ele, a petroleira pode tornar-se “irrelevante” daqui a dois ou três anos, assim como os Correios. Ele foi além e afirmou que a Petrobrás “não satisfaz ninguém” e voltou a questionar a vantagem de a União manter o controle da petroleira, que também tem ações listadas na Bolsa de Valores.
As declarações foram feitas nesta quarta-feira (1º), durante um evento em Brasília. “A estatal listada em Bolsa ajuda a sociedade, derruba os preços e acaba quebrando, como no governo passado? Ou vira de mercado, bota o preço lá em cima e ‘aperta o consumidor’, como está acontecendo agora com o petróleo? A Petrobrás não satisfaz ninguém, e a bomba fica no colo do governo”, afirmou o ministro.
O presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia estão rotineiramente criticando a Petrobrás ao longo dos últimos meses. O motivo principal é a política de preços praticados pela empresa, que têm elevado os custos dos combustíveis. Bolsonaro já se queixou publicamente de sempre ser apontado como o culpado pela alta nos derivados e alega que não pode interferir na estatal.
Falando sobre privatizações, o ministro da Economia defendeu ainda que os Correios seja vendido rapidamente porque “corre o risco de ficar irrelevante daqui a dois ou três anos”. Ele emendou afirmando que: “Ou vende ou perde valor… Isso se aplica à Petrobras também”. Guedes sustentou também que o Brasil deveria extrair petróleo com mais velocidade. “A Petrobrás está sob risco. Daqui a dez, 15, 20 anos o mundo vai fazer a transição para fora do petróleo, vai embora para o carro elétrico, e esse tipo de coisa vai desaparecer”, completou.
As declarações do ministro aconteceram durante a divulgação do Indicador de Governança das Estatais. Nesse evento, a própria Petrobrás conseguiu pela quinta vez seguida, a certificação no Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IG-Sest), do Ministério da Economia, alcançando classificação no melhor nível do indicador – Nível 1.
“Para a Petrobrás, esta certificação, mais que um reconhecimento, é uma oportunidade de avaliar seus processos em um novo patamar de qualidade e reafirmar o seu compromisso com a contínua melhoria de sua governança corporativa”, disse a empresa em comunicado.
Este senhor, na qualidade de Ministro da Economia, não tem alguma proposta para o desenvolvimento do Brasil, que não seja a privatização de empresas lucrativas?
Isso que é propaganda. Querer vender uma empresa que nao vai valer nada daqui a 3 anos…. Mas, convenhamos, sabemos que a Petrobras vai continuar por muito tempo. É um crime pensar em privatizar a empresa
Esse ministro da economia e esse presidente são incompetentes e intragáveis.
Quais empresas lucrativas e para quem?