GUEDES DIZ QUE PETROBRÁS NÃO SATISFAZ NINGUÉM E PREVÊ QUE A EMPRESA SE TORNARÁ IRRELEVANTE

guedesO ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a criticar a Petrobrás e defendeu a privatização da empresa. Para ele, a petroleira pode tornar-se “irrelevante” daqui a dois ou três anos, assim como os Correios. Ele foi além e afirmou que a Petrobrás “não satisfaz ninguém” e voltou a questionar a vantagem de a União manter o controle da petroleira, que também tem ações listadas na Bolsa de Valores.

As declarações foram feitas nesta quarta-feira (1º), durante um evento em Brasília. “A estatal listada em Bolsa ajuda a sociedade, derruba os preços e acaba quebrando, como no governo passado? Ou vira de mercado, bota o preço lá em cima e ‘aperta o consumidor’, como está acontecendo agora com o petróleo? A Petrobrás não satisfaz ninguém, e a bomba fica no colo do governo”, afirmou o ministro.

O presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia estão rotineiramente criticando a Petrobrás ao longo dos últimos meses. O motivo principal é a política de preços praticados pela empresa, que têm elevado os custos dos combustíveis. Bolsonaro já se queixou publicamente de sempre ser apontado como o culpado pela alta nos derivados e alega que não pode interferir na estatal.

Falando sobre privatizações, o ministro da Economia defendeu ainda que os Correios seja vendido rapidamente porque “corre o risco de ficar irrelevante daqui a dois ou três anos”. Ele emendou afirmando que: “Ou vende ou perde valor… Isso se aplica à Petrobras também”. Guedes sustentou também que o Brasil deveria extrair petróleo com mais velocidade. “A Petrobrás está sob risco. Daqui a dez, 15, 20 anos o mundo vai fazer a transição para fora do petróleo, vai embora para o carro elétrico, e esse tipo de coisa vai desaparecer”, completou.

As declarações do ministro aconteceram durante a divulgação do Indicador de Governança das Estatais. Nesse evento, a própria Petrobrás conseguiu pela quinta vez seguida, a certificação no Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IG-Sest), do Ministério da Economia, alcançando classificação no melhor nível do indicador – Nível 1.

Para a Petrobrás, esta certificação, mais que um reconhecimento, é uma oportunidade de avaliar seus processos em um novo patamar de qualidade e reafirmar o seu compromisso com a contínua melhoria de sua governança corporativa”, disse a empresa em comunicado.

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Diego PedrosaZangoUm caraAntonio Rivas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antonio Rivas
Visitante
Antonio Rivas

Este senhor, na qualidade de Ministro da Economia, não tem alguma proposta para o desenvolvimento do Brasil, que não seja a privatização de empresas lucrativas?

Um cara
Visitante
Um cara

Isso que é propaganda. Querer vender uma empresa que nao vai valer nada daqui a 3 anos…. Mas, convenhamos, sabemos que a Petrobras vai continuar por muito tempo. É um crime pensar em privatizar a empresa

Zango
Visitante
Zango

Esse ministro da economia e esse presidente são incompetentes e intragáveis.

Diego Pedrosa
Visitante
Diego Pedrosa

Quais empresas lucrativas e para quem?