GUEDES E ALBUQUERQUE IRÃO AO SENADO NA PRÓXIMA SEMANA PARA FALAR DO FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS

guedesA Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado convidou hoje (16) os ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) para uma audiência na próxima terça-feira (23). Os temas do encontro serão a política de preços de combustíveis e o chamado Imposto de Exportação de Petróleo.

Na manhã de hoje, a pedido do governo, a CAE decidiu adiar a leitura do relatório de um projeto de lei (PL 1.472/2021) que criará um “fundo de estabilização” dos preços dos combustíveis, a partir da instituição de um imposto de exportação sobre o petróleo bruto. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, disse que o tema merece uma discussão maior antes da leitura do relatório, já que instituir um imposto sobre exportação seria contrário ao sistema tributário do país e reduziria a competitividade da economia.

O relator do PL, senador Jean Paul Prates, concordou com o adiamento da leitura do texto e pediu que os ministros Guedes e Albuquerque fossem ouvidos já na próxima semana para falarem sobre o tema.  O presidente da CAE, senador Otto Alencar, prevê que o PL deve ser votado no próximo dia 30, uma semana depois da audiência pública com os ministros  da Economia e de Minas e Energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of