HACKERS TENTARAM UM ATAQUE CONTRA O SISTEMA DA ELETRONUCLEAR MAS NÃO TIVERAM SUCESSO

QAAAQAQQADepois da Copel, os hackers tentaram um ataque cibernético contra a Eletronuclear, mas dessa vez  não conseguiram êxito. Confundiram a parte administrativa com a operacional. A empresa tem quatro redes e parte da usina não tem acesso a internet. Os hackers usaram o software conhecido como ransonware,  mas foi detectado e  “O incidente não trouxe impactos para a segurança, nem para o funcionamento da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), muito menos prejuízos para o fornecimento da energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional”, disse a Eletrobrás. Alguns dos  sistemas operativos foram suspensos  para proteger a integridade de seus dado e  as equipes da empresa “contiveram e erradicaram os efeitos do ataque e, assim, o vírus foi isolado, e uma minuciosa verificação dos ativos segue em andamento“.

A Eletronuclear informou ao Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR.Gov), com cópia para representante do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O ataque sobre a unidade de energia nuclear da Eletrobras segue-se a outros incidentes que atingiram recentemente empresas de diversos setores no Brasil, como a Copel, estatal de energia do Paraná.

O comunicado oficial da empresa foi publicado nesta quinta-feira (4)  tem o seguinte texto:

 “ As Centrais Elétricas Brasileiras informam aos seus acionistas e ao mercado em geral, que a controlada Eletrobras Termonuclear S.A (“Eletronuclear”) detectou um incidente no ambiente de sua tecnologia da informação causado por um ataque por software nocivo (ransomware) que alcançou parte dos servidores da rede administrativa. Importante ressaltar que a rede administrativa não se conecta com os sistemas operativos das usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2 que são, por razões de segurança, isolados da rede administrativa.

 O incidente, portanto, não trouxe impactos para a segurança, nem para o funcionamento da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), muito menos prejuízos para o fornecimento da energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional. A Eletronuclear suspendeu temporariamente o funcionamento de alguns dos seus sistemas administrativos para proteger a integridade dos seus dados. A própria equipe da Eletronuclear, em conjunto com a equipe do Serviço Gerenciado de Segurança (MSS) contiveram e erradicaram os efeitos do ataque e, assim, o vírus foi isolado e uma minuciosa verificação dos ativos segue em andamento.

 Por fim, a Eletronuclear já informou o evento ao Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR.Gov), com cópia para representante do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.”

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
jonas da silva tavares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
jonas da silva tavares
Visitante
jonas da silva tavares

há esse ataque é suspeito, isso já aconteceu contra o ministério das minas e energia e os computadores da petrobras, e foi no governo da ex presidente Dilma, e foi revelado por Eduardo esnolden !!!