HELICÓPTERO DE RESGATE NA ALEMANHA VOA PELA PRIMEIRA VEZ USANDO BIOCOMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL

kjhUm helicóptero de resgate voou pela primeira vez com combustível de aviação sustentável (SAF), atingindo um novo marco na história da aviação internacional. Operado pela ADAC Luftrettung, organização alemã sem fins lucrativos, o H145 teve uma cerimônia de reabastecimento de seus motores Arriel 2E com biocombustível, na estação de resgate aéreo da Harlaching Clinic, em Munique. O H145 utilizou biocombustível de segunda geração, escolhido pela indústria de aviação,  que reduz as emissões de CO2 em até 90% comparado ao seu equivalente fóssil, graças a sua produção baseada em resíduos da economia circular, como gordura e óleo de cozinha usados.

O combustível utilizado para o primeiro voo do helicóptero de resgate em Munique foi fabricado pela TotalEnergies em suas instalações na França e produzido com óleo de cozinha usado, sem a adição de qualquer outro óleo de planta. Com esse SAF, a frota da ADAC Luftrettung poderá alcançar uma redução de 33% nas emissões de CO2, que equivale a uma redução média de 6 mil toneladas do gás, considerando os mais de 3.3 milhões de quilômetros percorridos por ano com suas mais de 50 mil missões de resgate. A organização alemã e a fabricante de motors Safran Helicopter Engines estão lançando um projeto com um helicóptero de resgate da ADAC em Colônia, na Alemanha, que vai estudar todos os aspectos do uso de biocombustível no H145, no verão europeu deste ano.ab

Os engenheiros das empresas envolvidas no projeto estão  prevendo aumentar a proporção da mistura do biocombustível para até 100% nos próximos anos e, posteriormente, também promover o uso de e-combustível sintético, também conhecido como Power-to-Liquid (PTL), uma alternativa aos combustíveis fósseis. PTL refere-se à geração de combustíveis líquidos produzidos a partir de energia elétrica de fontes renováveis, que, juntamente ao uso de biocombustíveis, permitirá que a indústria de aviação se aproxime da neutralidade do clima.

Andrea David (foto à direita), CEO da ADAC Foundation, à qual a ADAC Luftrettung pertence, disse que “para nós, o projeto piloto de combustível de aviação sustentável é o primeiro grande passo no caminho para uma ADAC Foundation e serviço de resgate aéreo neutro para o clima, e a nossa contribuição, como uma safranorganização sem fins lucrativos, para alcançar os objetivos de proteção climática da Alemanha e da Europa.”

Para Franck Saudo (foto à esquerda), CEO da Safran Helicopter Engines, “A Safran está liderando os esforços da indústria de motores para reduzir as emissões de dióxido de carbono dos helicópteros. Junto a este primeiro voo histórico, assinamos um acordo com a ADAC Luftrettung para expandir o uso de SAF em sua frota de helicópteros com os nossos motores. Todos os motores Safran são certificados para operar com até 50% deair combustível sustentável, incluindo biocombustível, e a nossa meta é atingir 100%.”

Bruno Even (foto à direita), CEO da Airbus Helicopters, afirmou que “Ser pioneiro no setor aeroespacial sustentável é um objetivo claro da Airbus e permitir o uso de combustível de aviação sustentável é um marco importante para nossa indústria. O evento de hoje é o primeiro passo para reforçar a ambição da Airbus Helicopters de ter a linha de produtos com a menor emissão de CO2 do cabrolmundo.”

Christian Cabrol (foto à esquerda), Diretor da TOTAL, finalizou dizendo que “A TotalEnergies estabeleceu para si mesma a meta de obter zero emissões líquidas junto à sociedade até 2050. Ao desenvolver biocombustíveis, estamos ajudando nossos clientes da indústria de aviação a reduzir a intensidade de carbono dos produtos energéticos que usam. Nosso combustível de aviação sustentável pode ser usado sem qualquer modificação na infraestrutura logística de armazenamento e distribuição e, portanto, também diretamente em aeronaves e helicópteros. Estamos experimentando isso na prática hoje. Em março passado, iniciamos com sucesso a produção de combustíveis sustentáveis para aviação na França, que já foram utilizados para um voo de longo curso entre Paris e Montreal há duas semanas, e em breve os disponibilizaremos para nossos clientes alemães.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of