HOSPITAL SÃO LUCAS, EM NITERÓI SE MODERNIZA E PASSA A CONTAR COM UM CENTRO DE IMAGEM COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O Centro de Imagem do Hospital Assim São Lucas, em Niterói, acaba de passar por uma modernização e passou a contar com um aparelho de ressonância magnética de última geração, proporcionando mais conforto e agilidade para a população da região. Trata-se do modelo Signa Victor (fabricado pelo GE Healthcare), com inteligência artificial embarcada e capaz de realizar uma ampla gama de exames, incluindo corpo inteiro, coração e neurografia, recursos disponíveis apenas nos modelos mais modernos do mercado e o primeiro dessa linha a entrar em operação no Grande Rio. Além disso, o equipamento conta com bobinas Air Coil, mantas leves, maleáveis e confortáveis, que se moldam ao corpo do paciente como um cobertor. Elas substituem as estruturas rígidas tradicionais e oferecem cobertura de 360 graus, com excelente qualidade de imagem, proporcionando mais agilidade e precisão na realização dos exames.
A utilização desse equipamento permite que pelo menos 50% dos exames sejam realizados em menos de 10 minutos. “Isso se traduz em mais conforto para os
nossos pacientes, maior precisão nas imagens e maior capacidade de atendimento”, explica Vanísia Brito, superintendente de Imagem da Assim. Segundo ela, a estimativa é de que a nova ressonância seja capaz de realizar até 100 exames por dia.
Para Dra. Ana Barroso, diretora médica da unidade, a economia de tempo e performance na qualidade dos exames gerados pela nova ressonância se traduzem em mais conforto para os pacientes, devido a rapidez e assertividade que ela proporciona em seu desempenho. “Já nos primeiros dias em funcionamento e ainda recebendo os ajustes necessários, realizamos mais de 350 exames.” De acordo com Renata Lira, gestora da unidade, a nova ressonância funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. “Entre 7h e 20h, realizaremos os exames agendados. Após esse horário, basta chegar com a solicitação médica em mãos para ter acesso ao serviço”, detalha.
Este é o terceiro equipamento de ressonância magnética do Grupo, que se soma aos já em operação nos hospitais Memorial Fuad Chidid, no Engenho Novo, e Assim Santa Cruz. A chegada do novo equipamento reduz estrategicamente a necessidade de deslocamento de uma parcela significativa de associados residentes no entorno da unidade e que necessitam desse tipo de exame, iniciativa que vai ao encontro da filosofia de melhoria contínua da Assim Saúde.
Denise Figueiras, presidente do Grupo Assim, traduz o momento da chegada de mais esse recurso de ponta na rede própria: “É muito gratificante ver a evolução do hospital Assim São Lucas, que tem tantos anos de história conosco. Sem dúvida, a chegada da nova ressonância é um marco para nós”, celebra Localizado no bairro do Barreto, em Niterói, o Hospital Assim São Lucas é uma das principais unidades da rede Assim Saúde. Distribuído em sete andares, o hospital atende a população de toda a região, que engloba os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Rio Bonito.

publicada em 30 de agosto de 2026 às 12:50 




