IBAMA CONCEDE LICENÇA PRÉVIA A LINHA DE TRANSMISSÃO DE BELO MONTE

transmissao belo monteO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu licença prévia à linha de transmissão que escoará a energia produzida em Belo Monte para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. O empreendimento, com um total de 2.087 quilômetros, integra conjunto de projetos prioritários do Ministério de Minas e Energia para os próximos anos.

A presidente do Ibama, Marilene Ramos, assinou nesta semana a licença para o empreendimento, que terá extensão de 2.087 quilômetros e receberá investimentos de R$ 5 bilhões.

O consórcio IE Belo Monte, controlado pelas empresas State Grid (51%), Furnas (24,5%) e Eletronorte (24,5%), deverá cumprir 11 condicionantes explicitados no documento emitido pelo instituto.

A linha de transmissão já havia sido licitada em fevereiro do último ano, mas apenas em janeiro deste ano foram submetidos ao Ibama os estudos e relatórios de impactos ambientais do projeto. Ligando Xingu (PA) a Estreito (MG), a linha de 800 kV será a primeira do país a operar na denominada “ultratensão”.

O empreendimento deve gerar 15 mil empregos no pico de suas obras. Elas só serão iniciadas, no entanto, após a emissão de licenças de instalação por parte do instituto.

A linha Marimbondo II-Campinas, que ligará as usinas do rio Teles Pires às regiões Sul e Sudeste, também recebeu licença prévia na última semana.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of