IBP PARTICIPA DE FORMA ESTRATÉGICA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS NO BRASIL

xxsO Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) faz parte da rede de parceiros do programa Unidos contra a Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Através de empresas associadas como a francesa  Total e a portuguesa Petrogal Brasil, subsidiária do grupo Galp, o Instituto contribuirá com recursos financeiros para fortalecer o fundo emergencial que apoiará a produção de testes moleculares e rápidos, a ampliação da capacidade de testagem de amostras e a realização de pesquisas relacionadas ao tratamento da enfermidade.

Por meio da plataforma https://unidos.fiocruz.br/, a Fundação possibilita organizações privadas e públicas e indivíduos a realizarem doações para ampliar as ações realizadas pela instituição no enfrentamento à emergência sanitária. Clarissa Lins(foto), presidente do IBP, disse que “Esta parceria do setor de óleo e gás com um centro de excelência no segmento de saúde, como a Fundação Oswaldo Cruz, se torna fundamental no momento que precisamos unir todos os esforços para garantir o bem-estar de nossa sociedade. O IBP não está medindo esforços para promover todo apoio possível para combater esta pandemia.”

Conheça as principais ações promovidas pelo movimento Unidos contra a Covid-19:

  • Produção de Kits para Diagnóstico:destinada ao abastecimento da rede de laboratórios públicos de todo o país, integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o aumento dos casos em todo o mundo, a Fiocruz está acionando sua capacidade máxima de produção de testes, tanto moleculares quanto rápidos, e também buscando parceiros e fornecedores internacionais de modo a complementar a oferta de kits diagnósticos para atender o Ministério da Saúde.
  • Assistência a pacientes:construção de uma unidade hospitalar de montagem rápida, com 200 leitos exclusivos de tratamento intensivo e semi-intensivo para pacientes graves infectados pelo novo coronavírus. O Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia promoverá a ampliação do acesso a leitos de UTI e ventilação mecânica, no sentido de reduzir a sobrecarga no sistema de saúde e, com isso, a letalidade da doença.
  • Medicamentos:coordenação, no Brasil, do ensaio clínico Solidariedade (Solidarity), lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa tem como objetivo investigar a eficácia de quatro tratamentos para o novo coronavírus e será implementada em 18 hospitais de 12 estados, com o apoio do Ministério da Saúde.
  • Capacitação:a qualificação de laboratórios públicos para o diagnóstico do novo coronavírus é fundamental para o enfrentamento da pandemia. Desde o início do ano, a Fiocruz realiza treinamentos de profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) do país.
  • Comunidades vizinhas:ações de conscientização e de distribuição de insumos direcionadas aos moradores da região de Manguinhos, com o objetivo de auxiliar na prevenção e na redução da transmissão do novo coronavírus.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of