IMINENTE CONFLITO ARMADO ENTRE UCRÂNIA E RÚSSIA PODE ATINGIR O CORAÇÃO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS E SACUDIR OS PREÇOS

russia-posiciona-forca-de-invasao-na-fronteira-com-a-ucrania-comboioAs consequências de um confronto entre a Rússia e a Ucrânia são imprevisíveis e atingiriam a indústria de petróleo e gás no coração. Por isso há uma enorme preocupação internacional. Diplomatas norte-americanos e russos estão em Genebra para tentar evitar um conflito entre os dois países. Participam das conversações a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, e o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov. Está marcada para a quarta-feira (12) , em Bruxelas, um debate entre a Rússia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Já na quinta-feira (13), haverá uma conferência em Viena entre os Estados Unidos, a Rússia e outros países europeus.

A Ucrânia acusa a Rússia de ter hoje cerca de 100 mil soldados na fronteira entre os dois países, na prontidão de uma invasão de larga escala. Já a Rússia diz que a ação é para garantir sua própria segurança e faz diversas exigências, inclusive à própria OTAN. O Kremlin exige que a aliança militar ocidental se afaste da Ucrânia. Segundo alerta realizado na sexta-feira (7), pelo Secretário-Geral da OTAN,  Jens Stoltenberg, a presença militar russa na fronteira representa um risco real de conflito, e que a OTAN deve estar preparada para o caso de os esforços diplomáticos fracassarem.

Hoje, Stoltenberg advertiu a Rússia que um ataque à Ucrânia teria um alto custo econômico e político. O secretário-geral também defendeu o envio de uma mensagem clara à Rússia de que a OTAN apoia a Ucrânia em seu direito de autodefesa e que a organização reagirá com força em caso de invasão. Desde que a Rússia invadiu e anexou a Crimeia ao país, em 2014, em uma resposta à deposição do presidente pró-russo, Viktor Yanukovich, que desencadeou uma guerra que deixou mais de 13 mil mortos, a Ucrânia tem lidado com constantes conflitos internos contra separatistas pró-russos em regiões da fronteira leste.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of