DELTA ENERGIA ASSINA CONTRATO PARA TRANSPORTE DIÁRIO DE GÁS PARA UTE WILLIAM ARJONA VIA TBG

deltaA TBG e a Delta Geração, do grupo Delta Energia, assinaram contratos para  transporte de gás natural de curto prazo e diariamente. É a primeira vez que este tipo de serviço é prestado no mercado nacional. Também é o primeiro contrato de curto prazo da transportadora com um agente, além da Petrobrás. A TBG é a única empresa do setor no Brasil que oferece serviço de transporte nas modalidades trimestral, mensal e diário. As novas modalidades de contrato e outras iniciativas têm como objetivo contribuir com a abertura do mercado, no sentido em que vão ao encontro de suas demandas. O serviço apoia o abastecimento da usina de William Arjona, em Campo Grande (MS), é a primeira termelétrica do país a usar gás natural do gasoduto Bolívia-Brasil. A UTE é uma usina merchand, ou seja, é acionada pontualmente, conforme condições do sistema elétrico e viabilidade de custos/receitas para a geração. Com todas as turbinas em funcionamento, ela pode consumir até 1,3 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia.

Com um sistema que permite acionamento pontual, realizado conforme as condições do sistema, a usina pode demandar até 1,3 milhão de metros cúbicos por dia. DeJorge Hijjar_2 acordo com Jorge Hijjar (foto à direita), diretor comercial da TBG, o contrato com a Delta Geração representa um avanço para o mercado no país. “A contratação da modalidade Diário é inédita no Brasil e muito relevante para o setor, pois mostra que a entrada de novos players já é uma realidade, que gera concorrência e fortalece o ambiente de negócios. Isso só foi possível porque a TBG desenvolveu e submeteu à ANP os produtos de curto prazo, as plataformas de oferta de capacidade (POC) e de operação (PTG), que permitem a compra em tempo hábil para viabilizar o serviço, conforme horários operacionais, tanto do sistema de transporte quanto do suprimento de gás, possibilitando o planejamento de todas as ações necessárias para o dia seguinte. Foram assinados, até o momento, sucessivos contratos da ordem de 600 mil m³/dia cada e há a expectativa da continuidade da prestação do serviço”, declarou o executivo.

Para Luiz Fernando Vianna (foto principal), presidente da Delta Geração, a modalidade de contratação de transporte Diário junto à TBG indica o amadurecimento do mercado de energia brasileiro, que vem avançando em flexibilidade e liberdade para os agentes. “Num momento sensível em que as geradoras são chamadas a suportar a demanda do sistema, a possibilidade de fechar acordos diários se revela um trunfo”, disse. As contratações foram feitas por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC), que é um ambiente digital que possibilita a contratação de produtos e serviços de curto prazo da TBG (trimestral, mensal e diário) e que pode ser acessado em www.oferta de capacidade.com.br. Atualmente o POC tem ofertas disponíveis e os carregadores interessados poderão solicitar a contratação da capacidade de um ou mais produtos, por ponto de entrada e/ou zona de saída, conforme seus interesses.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of