EPE ESTIMA INVESTIMENTOS DE R$ 18,2 BILHÕES PARA AMPLIAR ESCOAMENTO DE GERAÇÃO DO NORDESTE

linhaO Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética finalizaram um novo estudo sobre a ampliação da capacidade de escoamento de geração de energia da região Nordeste. Esse primeiro trabalho abrange a área sul nordestina, que corresponde aos estados de Bahia e Sergipe, e prevê um total de investimentos da ordem de R$ 18,2 bilhões.

Ao todo, o estudo aponta para aproximadamente 6.600 km de linhas de transmissão em 500kV e 4 novas subestações de Rede Básica. “Dada a magnitude do potencial previsto, as recomendações envolveram expansões da malha de transmissão desde a região norte do estado da Bahia até os estados de Minas Gerais e Espírito Santo”, explicou a EPE, em comunicado.

Captura de tela 2022-01-10 130249

Clique para ampliar

Ainda de acordo com a estatal, esse foi o primeiro de um conjunto de três volumes que recomendarão reforços estruturais no Sistema Interligado Nacional (SIN). Essas obras, segundo a EPE, vão solucionar restrições locais para conexão de futuros projetos de geração, além de elevar a confiabilidade no atendimento à carga.

Quando todos esses estudos estiverem finalizados, a capacidade de intercâmbio entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste aumentará significativamente, passando de 17,2 GW, previsto para o ano de 2026, para aproximadamente 30 GW, viabilizando assim o escoamento de geração de cerca de 57 GW de geração renovável nas regiões Norte/Nordeste”, detalhou o órgão.

O MME e a EPE irão realizar em breve um webinar para apresentar as premissas e a solução de planejamento recomendada no estudo às associações, agentes de geração e transmissão e demais interessados. A data do evento online ainda será definida.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of