IMPASSE ENTRE A ROSATOM E UMA DAS FORNECEDORAS DE MÃO DE OBRA TURCA ESTANCA O DESENVOLVIMENTO DA USINA DE AKKUYY

turquiaO Ministério de Energia e Recursos Naturais da Turquia disse que tomou as “iniciativas necessárias para resolver o conflito entre as partes” depois que a subsidiária da Rosatom, Akkuyu Nuclear, rescindiu o contrato com a empresa turca IC Içta?. As informações são de que  os trabalhos sob os atuais subcontratos seriam transferidos para a TSM e os novos contratos seriam  assinados entre a TSM e os subcontratados. Essas notícias não incluem  os  detalhes sobre porque o contrato foi rescindido e as razões para que a TSM Enerji, da Rússia, seria responsável por garantir que o projeto fosse concluído no prazo. A Rosatom está construindo quatro reatores VVER-1200 em Akkuyu e irá operar as usinas.  A IC ?çta? respondeu dizendo que a rescisão do contrato era contra a lei e anunciou que levaria essa decisão ao Tribunal Arbitral de Londres.

O Ministério da Energia da Turquia divulgou um comunicado observando apenas que “foi divulgado que havia conflitos entre a central nuclear de Akkuyu e o consórcio Titan 2-IC ?çta? contratado”. E acrescentou dizendo que nesse processo, o ministério tomou as iniciativas necessárias para resolver o conflito entre as partes. “Nossa prioridade é evitar qualquer tratamento injusto contra todos os empreiteiros e funcionários que estão servindo no canteiro de obras desde o início do projeto, e colocar o projeto em uso no prazo”, acrescentou a pasta. O ministério destacou em seu comunicado a escala do investimento na usina nuclear de Akkuyu, que será capaz de suprir cerca de 10% das necessidades de eletricidade do país.

Disse ainda que o primeiro reator entrará em operação no centenário da República. “Milhares de funcionários em campo estão fazendo um grande esforço para que o maior projeto da Turquia avance de acordo com as metas. Nosso principal objetivo é construir o primeiro reator de acordo com o cronograma do projeto, com referência às normas internacionais, com a inspeção e aprovação da Autoridade Reguladora Nuclear”.

O comunicado acrescentou Akkuyu não apenas fornece transferência de tecnologia nuclear para a Turquia, mas também fornece um acúmulo importante para a formação de uma indústria de energia nuclear nacional e nacional. “Nesse contexto, 317 estudantes foram enviados à Rússia para treinamento em energia nuclear, longe para treinar nossos engenheiros que têm o conhecimento e a experiência para construir e operar as futuras usinas nucleares da Turquia. 263 de nossos engenheiros concluíram seu treinamento e começaram a trabalhar em Akkuyu. Atualmente, 54 de nossos alunos continuam seus estudos na Rússia”, finalizou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of