INB E CDTN FIRMAM ACORDO PARA ESTUDOS SOBRE DESCOMISSIONAMENTO DA MINA DE CALDAS

inb-2A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) assinaram um contrato nesta semana para a realização de estudos hidrológicos, hidrogeológicos e isotópicos relacionados à Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC). A cerimônia aconteceu em formato virtual e o documento foi assinado eletronicamente.

Essa foi a primeira vez em que as duas instituições firmaram um contrato. O superintendente de Descomissionamento da INB, Diógenes Salgado Filho, destacou a importância do acordo: “Nós tínhamos propostas em nível conceitual. Com esses estudos, poderemos definir soluções para duas áreas vitais para a Unidade. Com isso, vamos poder caminhar a passos largos para o descomissionamento”.

Para lembrar,  a exploração do urânio no Brasil teve início em 1982, no município de Caldas (MG). No ano de 1995, a INB constatou que era economicamente inviável a operação da unidade e encerrou suas atividades. Em 2005, foram iniciadas as atividades de descontaminação de instalações e terrenos.

O CDTN possui as condições para um olhar global que o diferencia de outros órgãos ou empresas e que, por isso, pode trabalhar desde o levantamento dos dados, passando pelas análises, tratando os resultados e modelagem e finalmente chegando ao diagnóstico, esperando que seja a resposta que a INB vem buscando ao longo desses anos”, explicou o diretor do CDTN, Luiz Carlos Duarte Ladeira. Já o presidente da INB, Carlos Freire Moreira, projetou que a parceria entre a empresa e o centro de pesquisa terá novos desdobramentos no futuro. “Esse marco de hoje é o primeiro passo de outras oportunidades que surgirão de trabalho em conjunto”, afirmou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of