INCÊNDIO FLORESTAL É CONTROLADO NO CANADÁ E FUNCIONÁRIOS DA MINA DE URÂNIO CIGAR LAKE VOLTAM AO TRABALHO

CIGAROs trabalhadores estão voltando para a mina de urânio Cigar Lake, da Cameco,  no norte de Saskatchewan, Canadá, antes de seu reinício planejado. Todo o pessoal não essencial foi evacuado do local na semana passada por precaução devido à proximidade de um incêndio florestal nas proximidades. A Cameco anunciou que havia decidido evacuar cerca de 230 trabalhadores do local do Lago Cigar. Cerca de 80 funcionários permaneceram para proteger o local e para tarefas essenciais. A empresa disse que  “A situação é complicada por um clima extremamente quente e seco, resultante da cúpula de calor que se instalou sobre o oeste do Canadá nos últimos dias, juntamente com ventos variáveis e condições de fumaça.”

A Cameco disse que o incêndio havia passado da área principal do acampamento sem impacto sério no próprio local. “Enquanto nossas inspeções continuam, acreditamos que nenhum dano estrutural ocorreu a nenhum edifício e todos os ativos parecem intactos”, segundo um comunicado da companhia. Agora, a empresa anunciou que acreditava que o risco para a Cigar Lake  havia diminuído:  “Com a melhora do clima e das condições de fumaça, a probabilidade mínima de novos fechamentos de estradas na área e toda a infraestrutura em Cigar Lake permanecendo intacta, Cameco acredita que todo o pessoal pode ser remobilizado com segurança e as operações regulares retomadas.”

A Cameco está agora no processo de transporte de funcionários e contratados de volta a mina. As inspeções finais e a preparação dos equipamentos ocorrerão nos próximos dias para preparar a operação para o retorno à produção. Para lembrar, a Cigar Lake é a mina de urânio de maior grau do mundo e produziu um total de mais de 188 milhões de U3O8 desde que foi inaugurada em 2014. O minério de Cigar Lake é processado na fábrica de McClean Lake, a 70 quilômetros da mina, que é operada pela Orano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of