INCÊNDIO PERDE FORÇA E EMPRESAS RETOMAM PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM AREIAS BETUMINOSAS NO CANADÁ
O momento é de reestruturação no Canadá, e aos poucos a indústria retoma o ritmo de suas operações. Dianto do enfraquecimento do incêndio que ainda vem atingindo o distrito de Alberta, o governo cancelou as ordens de evacuação no município de Fort McMurray e algumas empresas de petróleo começam agora a reiniciar suas produções em areias betuminosas na região. Após prejuízos diários estimados em US$ 50 milhões com a perda produtiva, o setor retorna a suas atividades devido à melhora nas condições climáticas da cidade, que teve seu fator de risco reduzido pelas autoridades locais.
A normalização das operações teve início nesta terça-feira (24), à medida que as instalações das petroleiras saíram do caminho das chamas. Com a amenização do clima, que vinha favorecendo a disseminação do fogo pelas áreas florestais, a expectativa é de que até o final da semana companhias como Suncor Energy, Syncrude Canada, ConocoPhillips e CNOOC tenham suas produções estabilizadas.
Desde o início do mês, a paralisação das atividades tirou de circulação mais de 1 milhão de barris de petróleo por dia. O fechamento de plantas produtivas e gasodutos no distrito forçou a evacuação de aproximadamente 8 mil trabalhadores do setor na última semana.
A população de Fort McMurray também retorna hoje gradualmente à cidade, que concentrou o principal foco do incêndio. Conhecido na região como “a besta”, o fogo se alastrou por uma área superior a 500 mil hectares e fez com que mais de 80 mil pessoas deixassem suas casas.
Deixe seu comentário