ÍNDIA ANUNCIA NOVA RODADA DE LICITAÇÕES PARA 67 CAMPOS DE PRODUÇÃO DE ÓLEO E GÁS

dharmendra pradhanEm tempos difíceis, uma nova oportunidade chega ao mercado internacional de petróleo e gás. O governo da Índia anunciou nesta semana que irá realizar uma nova rodada de licitações para 67 descobertas em pequenos campos de produção, que abrangem a área de um total de 46 concessões. De acordo com a Diretoria Geral de Hidrocarbonetos (DGH), órgão que regula o setor no país, os projetos já deverão ir a leilão no dia 25 de maio.

O objetivo do certame é movimentar a cadeia produtiva com investimentos de menor porte que sejam viáveis às empresas do segmento, atualmente afetadas pelos desdobramentos da crise global. Os campos serão oferecidos a investidores sob um modelo de vendas partilhadas, no qual o contratante deverá dividir parte das receitas com o governo assim que a produção tiver início.

Voltado ao aumento da produtividade, o Ministério de Petróleo da Índia, liderado por Dharmendra Pradhan (foto), busca hoje desenvolver o potencial de suas áreas offshore, o que tem acarretado novos investimentos. Em março, a estatal indiana ONGC aprovou um aporte total de US$ 5 bilhões na produção de petróleo na costa leste do país, em projeto que abrange águas profundas e ultraprofundas. De acordo com a empresa, as áreas deverão alcançar a marca de 77 mil barris diários de petróleo bruto até 2022, além de 16,2 milhões de m³ por dia de gás natural.

Além disso, o país busca hoje impulsionar o setor por meio de um novo incentivo, aprovado este ano, que permite aos produtores cobrarem preços mais elevados pelo gás extraído de reservas profundas e ultraprofundas. A mudança tem como objetivo compensar as operadoras pelos maiores custos de exploração, e, segundo o governo, pode ampliar as receitas desse mercado em US$ 585 milhões até 2021.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of