INDÚSTRIA BRASILEIRA DEVE FICAR DE FORA DA PARTE PRINCIPAL DA CONSTRUÇÃO DAS NOVAS PLATAFORMAS DE BÚZIOS

capoA diretoria da Petrobrás sinalizou nesta sexta-feira (31) que não deve mudar sua postura em relação à contratação da indústria naval brasileira para as três novas plataformas previstas para o campo de Búzios, na Bacia de Santos. Em entrevista coletiva online nesta tarde, o diretor de exploração e produção da companhia, Carlos Alberto de Oliveira (foto), disse que a empresa vai “seguir o que está na lei” – isto é, apenas 25% de conteúdo nacional. A julgar por esse percentual, o destino do grosso das obras das plataformas deve ser mesmo os estaleiros chineses ou de outros países asiáticos.

O que nós fazemos, na realidade, é pré-qualificar algumas empresas [para participar da licitação dos FPSOs]. Depois, vai ter um processo competitivo no que diz respeito às unidades próprias. A partir daí, são essas empresas que vão definir onde elas vão construir, de forma que possam atender o conteúdo local, que nesse caso é de 25%”, disse Oliveira. Das três novas embarcações de Búzios, duas serão próprias da Petrobrás e uma terceira será afretada.

Nesse momento da entrevista coletiva, o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, tomou a palavra e disse: “Nós obedecemos a lei. Queremos a contratação que melhor atender os interesses da companhia, em termos de preço, qualidade e segurança”. Simples e direto, sem deixar margem para esperanças por parte dos estaleiros do Brasil.

Conforme o Petronotícias mostrou mais cedo, existem atualmente seis FPSOs sendo construídos pela Petrobrás no exterior. A companhia vem adotando uma postura de construir suas unidades de produção em estaleiros na China ou em outros países da Ásia.

Quanto aos possíveis impactos da pandemia do coronavírus nas obras das três novas plataformas do campo de Búzios, a petroleira está trabalhando com a hipótese de não ver efeitos da doença nos trabalhos de construção das unidades. “Como nós temos um processo que está se iniciando agora e só vamos assinar esses contratos em 2021, esperamos que o efeito da Covid-19 para a construção desses três FPSOs já tenha passado”, explicou o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção, Rudimar Andreis Lorenzatto.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Mudam as leis e depois cumprem. Fácil não senhores desempregadores de brasileiros.

trackback

[…] A Petrobrás lançou oficialmente nesta semana a licitação para contratação da nova plataforma P-78, que será instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A concorrência internacional terá a abertura das propostas prevista para o dia 18 de dezembro deste ano. Conforme noticiamos, o navio-plataforma terá apenas os 25% de conteúdo local exigidos pela legislação, o que poderá deixar a indústria brasileira de fora da parte principal das obras. […]