IPEN USA TECNOLOGIA DOS RAIOS GAMA PARA DESINFECTAR MÁSCARAS QUE SERÃO USADAS PARA COMBATER COVID 19

cdcdcEnquanto descansa, carrega pedra. Sem insumo básico para produção de Gerador de Tecnécio para operar, o IPEN busca contribuir  no combate à pandemia do Coronavírus.  O instituto recebeu esta tarde  a primeira remessa de 1.500 máscaras para desinfecção utilizando radiação gama.  As máscaras são do projeto Costurando Sonhos, da Comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. A parceria vai possibilitar a desinfecção das 50 mil máscaras que serão produzidas pelo projeto e distribuídas na própria comunidade, para que os moradores possam  recebe-las e utilizá-las com total segurança. A esterilização de produtos para cuidados com a saúde por radiação ionizante atende à norma ISO 11137 e é uma das principais atividades do IPEN, por meio do seu Centro de Tecnologia das Radiações (CETER).

Segundo Sueli Feio, uma das idealizadoras do projeto, o acondicionamento das máscaras foi feito de acordo com as orientações do IPEN. As máscaras serão esterilizadas no Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 do Instituto. O projeto – “Costurando Sonhos” é uma iniciativa da Associação de Mulheres de Paraisópolis e tem como objetivo capacitar em corte e costura mulheres em extrema vulnerabilidade social e algumas com histórico de violência doméstica. Quarenta mulheres foram certificadas pelo SENAI-SP, que equipou e instalou uma sala de aula na comunidade. A confecção das máscaras só foi possível graças à atuação de vários parceiros, entre eles a União dos Moradores do Comércio de Paraisópolis, que conseguiu doação de tecidos da SPFW. “O IPEN fecha esse ciclo nos dando segurança momento muito difícil em que a gente está lidando com a morte”, disse Sueli.

Sobre a produção de Gerador de Tecnécio, o IPEN ainda espera para esta semana uma carga de Molibidênio-99 e Iodo-131 vindas da Holanda. Era uma carga que estava sendo esperada na semana passada em conjunto com uma outra que teve  origem  na África do Sul, que chegou e foi transformada em gerador de Tecnécio. Há uma outra possibilidade de vir um grande carregamento da Rússia, mas ainda não há confirmação.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Cesar Fonseca Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Cesar Fonseca
Visitante
Cesar Fonseca

Raios gama são altamente penetrantes e talvez possam inativar o coronavirus das pessoas infectadas sem causar danos ao paciente. É necessário saber qual a quantidade de energia suportada pelo ser humano e se é suficiente para neutralizar os vírus.