IPIRANGA APRESENTA SUAS PRINCIPAIS INICIATIVAS DE NEGÓCIOS, GESTÃO AMBIENTAL E GOVERNANÇA EM RELATO INTEGRADO

marcelo araujoA Ipiranga, empresa do Grupo Ultra, lançou nesta quarta-feira (30) o seu primeiro Relatório Integrado, que traz as principais iniciativas de negócios, gestão ambiental, social e de governança (ASG) de 2020, apresentando as práticas de gestão da sua operação e da sua cadeia de valor e os principais impactos e desafios. No ano marcado pela pandemia, a empresa diz que  manteve o foco no cuidado com as pessoas, funcionários e clientes. Em um primeiro momento, a Ipiranga adotou medidas de combate à pandemia e, em seguida, anunciou iniciativas de suporte aos negócios de seus clientes revendedores e franqueados. Aos profissionais de saúde, a empresa ofereceu 10% de desconto em combustível, contabilizando mais de 300 mil transações; e auxiliou na construção de hospitais. Aos caminhoneiros, a Ipiranga ofereceu mais de 1,2 milhão de refeições. Os públicos principais da cadeia de valor, revendedores e franqueados, transportadores, funcionários administrativos, além dos caminhoneiros e comunidades próximas às operações, foram impactados pela empresa.

“A publicação desse relatório reflete o nosso amadurecimento no compromisso que temos com a sociedade, de sermos transparentes na nossa atuação. A cada dia as pessoas estão mais preocupadas com os impactos de seu consumo e com olhar atento para as questões ambientais”, disse o presidente da Ipiranga, Marcelo Araújo. “Eu acredito muito que esses nossos movimentos, a nossa transformação cultural e digital, fazem parte da Ipiranga que veremos pelos próximos 80, 90, 100 anos”, completou.

Pesquisa+CVA_homeNeste balanço social, a empresa se diz guiada pelo propósito de inspirar a sociedade a evoluir. O Hub de Inovação da Ipiranga, o Turbo, conectou empreendedores à empresa e, em 2020, contratou 12 startups. A companhia diz em um comunicado que mapeou as ações já realizadas e definiu as prioridades para 2020-2025, que incluem transição energética e economia do baixo carbono. A empresa é Carbono Neutro em suas operações próprias desde 2014 e compensa 100% das suas emissões diretas e indiretas. O projeto Usina Solar propõe redução do impacto ambiental e do custo operacional dos postos por meio da geração de energia solar distribuída. Uma parceria firmada em 2020 vai viabilizar usinas solares, que devem gerar mais de 50 mil MWh/ano.

Em relação ao mercado, por meio do Instituto Combustível Legal, a Ipiranga investiu mais de R? 1 milhão no combate ao mercado irregular de combustíveis para coibir adulterações ou fraudes fiscais. Para 2021, estão previstos investimentos em negócios que serão revertidos, principalmente, em expansão, aumento de capacidade e ganhos de eficiência e produtividade. A Ipiranga seguirá investindo em infraestrutura logística, com a construção das bases de distribuição em Belém (PA), Cabedelo (PB), Vitória (ES) e Fortaleza (CE). No Planejamento Estratégico 2025 do negócio, que traz a agenda de sustentabilidade como um dos principais direcionadores, transição energética e promoção da inclusão social e diversidade são pilares prioritários no desenvolvimento do negócio e de sua cadeia de valor.

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