NAO DELETAR
HMFLOW

IRÃ BUSCA INVESTIMENTOS DE US$ 200 BILHÕES PARA AMPLIAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DE PETRÓLEO

357476_NIOC-Head-JavadiA indústria de petróleo do Irã está a todo vapor e busca um novo impulso para crescer ao longo deste ano. Com foco na expansão de sua estrutura produtiva, o país busca atrair hoje investimentos no total de US$ 200 bilhões para o setor de óleo e gás, de acordo com o CEO do Kardan Investment Bank, Majid Zamani. Em declaração feita nesta semana, o executivo afirmou que o aporte teria como foco o aprimoramento da cadeia iraniana e o suporte às metas de crescimento estabelecidas para os próximos meses.

Os objetivos são ambiciosos no Irã, que vem ampliando seus investimentos industriais desde que tiveram fim às sanções a sua economia no final do último ano. Com o crescimento acelerado do setor de óleo e gás, o país atingiu a marca de 3 milhões de barris de petróleo por dia em janeiro. A previsão é de que a produção atinja no ano que vem o mesmo patamar registrado antes dos embargos, segundo o vice-ministro do Petróleo iraniano, Rokneddin Javadi (foto).

Diante da tendência de crescimento, o governo iraniano vem atraindo interesse de empresas de diversos países, e a expectativa é de que nos próximos meses uma delegação do Reino Unido viaje ao país em busca de novos investimentos. A proximidade com o mercado europeu vem marcando a nova fase da indústria do Irã, que no último mês exportou petróleo para o continente pela primeira vez em cinco anos.

A expansão da cadeia de petróleo iraniana, com uma maior disponibilidade de projetos para os próximos anos, também abre espaço para parcerias com a indústria brasileira. Em entrevista recente ao Petronotícias, o consultor estratégico de negócios entre Brasil e Oriente Médio da Mercator Business Intelligentsia, Jorge Mortean, afirmou que o desenvolvimento das reservas de gás no país sinalizam diretamente para o Brasil, que pode retomar seus projetos na região. “As sanções fizeram com que o Brasil saísse, mas essa porta se abriu novamente e pode levar outras empresas privadas do ramo. Se eu fosse da Petrobrás, apesar da convulsão estrutural, estaria entrando agora em um avião para Teerã”, enfatizou o especialista.

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Assis Pereira
Assis Pereira
10 anos atrás

SETE BRASIL REVIGORADA: A Turma do PT já se apresentou ao consultor estratégico de negócios entre Brasil e Oriente Médio da Mercator Business Intelligentsia, Jorge Mortean, informando que pode fazer uma grande parceria envolvendo os principais fundos de Pensão do Brasil (Previ, Petros e Funcef) que poderiam aportar recursos bilionários para atuar junto ao governo Iraniano para ampliação da sua Industria de Óleo e Gas em cerca de 200 bilhões de dólares, nos moldes que foram arquitetado para a exploração do pré-sal brasileiro junto a Petrobras. Esta sendo proposto uma uma “Joint Venture” em que participaria a “Sete Brasil” que… Leia mais »

André Solles
André Solles
8 anos atrás
Responder para  Assis Pereira

Pelo visto, está falando besteira, Assis. De onde tirou essa informação que não acho na internet????

Mandacaru
Mandacaru
10 anos atrás

Caro Assis, Tomara que o seu ponto de vista esteja errado, com todo respeito que possa ter, pelo seu conhecimento e experiência no setor, uma parceria Brasil &Irã, sabe se o que poderá resultar isso. O centro do islamismo é intolerável no mundo todo, a nossa cultura é vaga e sem regras como as que praticam em Teerã, se se juntarem aos nossos comandos paralelos, quem poderá adivinhar o resultado de dissidentes iranianos, ocupando os nossos guetos do crime organizado. Para quem está acostumado em decaptar os que descumprem a lei, em menos de 24 horas, imagina aqui, onde um… Leia mais »