IRÃ DIZ QUE VAI CUMPRIR A LEI DE SEU PARLAMENTO E SEGUIR PRODUZINDO URÂNIO METÁLICO PARA USO MILITAR

w2w2w2O Irã não tem nenhum uso civil confiável para o urânio metálico e deve reverter seu último movimento em direção a um maior enriquecimento, disseram os chanceleres da França, Alemanha e Reino Unido (E-3). Em resposta, a Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI) disse que deseja que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) “evite mencionar detalhes desnecessários”. Na virada do ano, Teerã informou ao diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, que planejava iniciar o enriquecimento de urânio a 20%, um nível de pureza cinco vezes maior do que o acordado no Plano de Ação Conjunto Global (JCPoA). O anúncio foi feito após a aprovação de uma nova lei em dezembro pelo Majles, o parlamento iraniano, que exige que a AEOI produza pelo menos 120 kg de urânio enriquecido a 20% anualmente na instalação nuclear de Fordow. A lei também estipula que o Irã não estará mais vinculado ao Acordo de Salvaguardas do TNP e ao Protocolo Adicional que assinou com a AIEA, o que significa que o acesso a suas instalações nucleares por inspetores internacionais cessaria.

A E3 disse estar “profundamente preocupada” com o último anúncio iraniano:”A questão da fábrica de urânio metálico, estipulada no Artigo 4 da ‘Ação Estratégica para Levantar Sanções e Proteger a Lei dos Direitos da Nação Iraniana’ e que a AEOI é obrigada a cumprir as instruções do Parlamento, e a questão de a produção de combustível avançado (silicida) a ser usado no Reator de Pesquisa de Teerã são dededededduas questões completamente diferentes”, disse a AEOI. E acrescentou que ainda não tinha fornecido à AIEA informações sobre o Questionário de Informação de Projeto para a planta de produção de urânio metálico, que é objeto do Artigo 4 dos Estatutos da AIEA. “Essas informações serão fornecidas após a adoção das medidas necessárias, e devidamente no prazo estipulado na legislação pertinente. É preciso esclarecer que o urânio metálico é um produto intermediário no processo de produção de combustível avançado (siliceto), que é produzido imediatamente após o processo de produção ininterrupta. Espera-se que a AIEA evite citar detalhes desnecessários nele relatórios para eliminar qualquer motivo de mal-entendido”.

O porta-voz do governo iraniano, Ali Rabiyee (foto principal), rejeitou as alegações da mídia de que a equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, estava em negociações com Teerã sobre o JCPoA: “Nosso foco agora está no renascimento total do acordo nuclear por todas as partes do acordo e esperamos que o novo governo dos EUA se concentre em ganhar a confiança do Irã por meio da implementação total e imediata de todos os seus compromissos. O governo dos EUA deve primeiro implementar seus compromissos no âmbito do acordo nuclear e da Resolução xssxssx2231 do Conselho de Segurança da ONU, e este é o único caminho para a nova administração dos EUA”.

O enviado iraniano e representante permanente nas Nações Unidas, Majid Takht Ravanchi (foto à esquerda), disse que  “Há um cronograma no projeto de lei do parlamento [iraniano] e estamos caminhando na mesma direção, portanto, nós [do Ministério das Relações Exteriores] não temos o direito de especificar o durante quanto tempo vamos esperar. Em primeiro lugar, tomamos decisões com base nos interesses nacionais e, em segundo lugar, devemos agir com base e no âmbito do projeto de lei parlamentar”.

Enquanto isso, Ali Akbar Salehi (fotoàa direita), chefe da AEOI, anunciou que o país está produzindo atualmente quase meio quilo de urânio enriquecido com 20% de pureza por dia. “Com base nas últimas notícias que tenho, eles (os cientistas iranianos em instalações nucleares) estão produzindo 20 gramas (de urânio 20% enriquecido) a cada hora; o que significa que, praticamente, estamos produzindo meio quilo todos os dias. Nós produzimos e armazenamos esses 20% (urânio enriquecido) e se eles voltarem ao negócio nuclear, voltaremos aos nossos empreendimentos também”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of