IRÃ MUDA MODELO DE CONTRATOS DE PETRÓLEO PARA ATRAIR NOVOS INVESTIMENTOS

Bijan-Namdar-ZanganehO Irã está ganhando musculatura de novo no mercado mundial de petróleo em ritmo aceleradíssimo e o governo do país aprovou nos últimos dias um novo modelo de contrato para o setor, com o objetivo de atrair mais investimentos de empresas internacionais para impulsionar a indústria.

As previsões do país indicam que as mudanças que estão sendo feitas localmente possam gerar um volume de investimentos da ordem de US$ 50 bilhões por ano, com a perspectiva de aumentar em 1 milhão de barris por dia a produção atual, alcançando um total de 4,6 milhões de barris por dia em cinco anos, de acordo com o ministro do petróleo iraniano, Bijan Zanganeh (foto).

O processo de aceleração da produção foi colocado em prática a partir do fim das sanções internacionais impostas pelos EUA e agora vem gerando uma disputa acirrada de preços no Oriente Médio, principalmente com a Arábia Saudita. O resultado é que nenhum dos dois países aventa a possibilidade de moderar o aumento da produção, gerando ganhos para as nações asiáticas, que são as maiores importadoras desse petróleo e vêm conseguindo descontos sucessivos nas cotações do barril.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of