IRÃ RETOMOU O ENRIQUECIMENTO DE URÂNIO A 20% EM NOVA VIOLAÇÃO DE SEU ACORDO NUCLEAR

AP_19203725287067-scaled-ots704d2efava1kh6jgowtmutiamtkw77g3cinqhwgUma nova dor de cabeça para a comunidade internacional. O Irã anunciou nesta segunda-feira (4) que voltou a enriquecer urânio a 20% em uma instalação nuclear subterrânea. A medida viola o acordo assinado pelo país do Oriente Médio em 2015 com outras nações e pode complicar retorno dos Estados Unidos ao pacto.

Há poucos minutos, o processo de produção de urânio enriquecido a 20% começou no complexo de enriquecimento de Fordow. O processo de injeção de gás nas centrífugas começou há algumas horas e o primeiro produto do hexafluoreto de urânio (UF6) gasoso estará disponível em algumas horas”, declarou o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabeie.

Para lembrar, o acordo assinado entre o Irã e um grupo de nações (liderado pelos EUA) em 2015, permitia ao país prosseguir o desenvolvimento de seu programa nuclear para fins comerciais, médicos e industriais. Mas as atividades obedeceriam a normas de acordo com os padrões internacionais de não proliferação de armas atômicas.

O caldo começou a entornar em 2018, quando o presidente Donald Trump, ainda no seu primeiro ano de mandato, resolveu sair do acordo e impor novas sanções ao Irã. O país islâmico, por sua vez, deu de ombros e passou a infringir as regras estabelecidas no pacto. Existe a expectativa de que o governo de Joe Biden faça tratativas para trazer os EUA novamente para o acordo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of