NAO DELETAR
HMFLOW

IRÃ SE APRESSA PARA PROTEGER A PARTE NUCLEAR NÃO ATINGIDA DE NATANZ TEMENDO NOVO BOMBARDEIO DOS ESTADOS UNIDOS

Nem todas as instalações iranianas que enriqueciam urânio foram destruídas. Esta é a conclusão dos serviços de inteligência de Israel e dos Estados Unidos. O Irã está se apressando para proteger Natanz, a sua instalação nuclear mais crucial, de um possível ataque dos Estados Unidos. O governo ditatorial do Aitolá Ali Khamenei  pode ter aproveitado o atraso no potencial ataque dos EUA sob a bandeira da defesa da população iraniana, que está sendo massacrada nos protestos pela guarda revolucionária para tornar a instalação subterrânea praticamente intocável. Uma imagem de satélite mostra crateras de ataques aéreos cobertas de terra na Instalação de Enriquecimento de Natanz, após ataques aéreos dos EUA em junho de 2025, de acordo com o Instituto para Ciência e Segurança Internacional (ISIS).

Imagens de satélite de 10 de fevereiro parecem mostrar que Teerã aproveitou os atrasos em qualquer ataque desse tipo desde o início dos protestos de 28 de dezembro para defender melhor as instalações. A instalação em questão é um grande complexo de túneis na montanha Kolang-Gaz La, também conhecida como Montanha da Picareta, uma montanha próxima ao conjunto de instalações nucleares de Natanz, que foram o centro do programa nuclear da República Islâmica até o ataque de aviões furtivos dos Estados Unidos.  A maioria das outras instalações de Natanz, incluindo as centrífugas existentes na época, foram destruídas em junho de 2025, mas, por razões ainda não totalmente esclarecidas, esta instalação não foi atingida.

Segundo o grupo de reflexão, acredita-se que a enorme instalação subterrânea, relativamente nova, ainda não esteja operacional, uma das razões pelas quais pode não ter sido atingida anteriormente. No entanto, existem preocupações de que ela possa ser usada para enriquecer urânio ou mesmo para algum tipo de corrida clandestina para a produção de uma pequena arma nuclear, caso não seja neutralizada. Certamente, desde junho de 2025, tem recebido atenção e ênfase extras do Irã como sua instalação intacta mais importante para potencial uso em seu programa nuclear. Desde o início, o Irã vinha escavando e construindo essa nova instalação perto da área de Natanz, a fim de que ela se estendesse muito além da montanha onde ficava a instalação de Fordow, que os EUA bombardearam com bombas antibunker, tornando-a ainda mais inexpugnável.

A principal montanha que abriga o novo complexo de túneis de Natanz está a uma altitude de 1608 metros acima do nível do mar, afirmou ele. Em comparação, a montanha que abrigava a usina de enriquecimento por centrifugação de Fordow, chamada Kūh-e Dāgh Ghū’ī, tinha cerca de 960 metros de altura. O grupo de reflexão afirmou que isso faz com que a montanha Natanz tenha cerca de 650 metros de altura, ou seja, mais de 50% mais alta, o que potencialmente oferece ainda maior proteção a qualquer instalação construída abaixo dela. Tudo isso era verdade, mesmo antes de junho de 2025.

Em um relatório anterior, o presidente do think tank, David Albright, escreveu: “Fordow já é considerado tão profundamente enterrado que seria difícil destruí-lo por meio de um ataque aéreo. O novo sítio de Natanz pode ser ainda mais difícil de destruir.” O relatório mais recente revelou que estão em curso “esforços para reforçar e fortalecer defensivamente duas das entradas do túnel de acesso à instalação. Imagens mostram atividade contínua em todo o complexo relacionada a esse esforço, envolvendo a movimentação de inúmeros veículos, incluindo caminhões basculantes, betoneiras e outros equipamentos pesados, como retroescavadeiras e guindastes montados em caminhões.”

“A partir de 10 de fevereiro, concreto está sendo despejado sobre a extensão da entrada oeste do túnel. Em uma das entradas leste do túnel, é possível ver rochas e solo sendo empurrados e nivelados sobre o portal do túnel. Além disso, no último mês, foi adicionada uma estrutura de concreto armado para a entrada da extensão do túnel. Isso permite a adição de mais material de cobertura, como rochas, solo ou concreto“, diz o relatório. Além disso, o relatório afirma ainda  que “esses esforços reforçam as entradas do túnel e oferecem proteção adicional contra ataques aéreos. Próximo às entradas orientais do túnel, podem ser vistas pilhas de materiais de construção no chão.”

Em seguida, o relatório explica que “a presença contínua de máquinas e materiais de construção pesados ​​ao redor do local indica que a instalação provavelmente ainda não está pronta para operar; no entanto, nos últimos dois meses, veículos menores e veículos com teto fechado também foram observados perto das entradas, indicando que o Irã pode estar em processo de equipar o interior do complexo de túneis.”

Além disso, há a observação de que  “No passado, o Irã vinculou a construção à reconstrução de uma fábrica avançada de montagem de centrífugas, mas o tamanho da instalação, bem como a proteção oferecida pela alta montanha, levantaram preocupações imediatas sobre se outras atividades sensíveis estão planejadas, como o enriquecimento de urânio. Parece duvidoso que os níveis atuais de infraestrutura visível, na forma de um provável poço de ventilação com linhas de energia aéreas e subterrâneas, sejam suficientes para suportar tais operações dentro do túnel.” Assim, Israel pode esperar que a instalação não seja capaz de realizar todas as atividades nucleares que o Irã perdeu quando suas principais instalações em Natanz, Fordow e Isfahan, que  foram gravemente danificadas em junho de 2025. Mas se Teerã planeja expandir as capacidades da instalação, os últimos dois meses de trabalho em suas potenciais vulnerabilidades apenas tornaram um alvo já extremamente difícil ainda mais difícil de atingir.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários