ISA CETEEP VAI COMEÇAR A CONSTRUÇÃO DA LINHA DE TRANSMISSÃO DO PROJETO TRÊS LAGOAS

aA ISA CTEEP, uma transmissora privada de energia elétrica do país, já tem a Licença de Instalação (LI) do projeto Três Lagoas, que conecta os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. O empreendimento, arrematado no lote 6 do Leilão de Transmissão realizado em dezembro de 2019, é formado por 37 km de linhas de transmissão e aproximadamente 76 torres, que interligam os municípios de Selvíria (MS), Ilha Solteira (SP), Itapura (SP) e Andradina (SP), além da ampliação de duas subestações – Ilha Solteira e Três Irmãos. O investimento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de R?99 milhões e a Receita Anual Permitida  é de R? 5 milhões no ciclo 2020-2021. O prazo estipulado pelo regulador para energização do empreendimento é junho de 2023.

O objetivo é conectar a geração de energia a partir de fontes renováveis – solar e biomassa – aos centros consumidores na região Noroeste do estado de São Paulo. Para Rui Chammas, presidente da ISA CTEEP,  “Esta é mais uma importante obra que trará robustez para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Seguimos gerando valor sustentável à sociedade, especialmente com um empreendimento que contribuirá na qaqaqqaqtransmissão de energia gerada por meio de fontes renováveis. Além disso, esta linha de transmissão está conectada com outros ativos que temos e, uma vez energizada, será operada com sinergias importantes.” Anualmente, a empresa é responsável por conectar 22 GW de fontes renováveis aos centros de consumo, o equivalente à soma do gerado pelas usinas de Itaipu e Belo Monte.

Durante as obras, a companhia informa, que “ utilizará técnicas para reduzir o impacto ao meio ambiente, como o lançamento de cabos por meio de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) e o aumento da altura das torres de transmissão, o que evita intervenções na mata e preserva a vegetação nativa, além do desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social com as comunidades do entorno durante todo o período de obras.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of