ITAIPU VAI TERMINAR AMANHÃ A OPERAÇÃO DE AUMENTO DO NÍVEL PARANÁ PARA ESCOAR SAFRA DA ARGENTINA E PARAGUAI

SWSWSWSSA usina de Itaipu termina nesta sexta-feira (29) a operação de aumento do nível do Rio Paraná com a abertura intermitente do vertedouro para ajudar o Paraguai e a Argentina a escoarem a safra de grãos por suas hidrovias. A área técnica está cumprindo a meta de enviar 8.500 metros cúbicos de água (m³/s) para elevar o nível do rio, a jusante da barragem, otimizando água e energia, com o menor desperdício possível. Ontem (27), depois de um dia fechado,  o primeiro desde o início da operação, em 18 de maio, o vertedouro de Itaipu voltou a abrir nesta quinta-feira (28). O vertimento iniciado às 3h30 com liberação de 915 m³/s ocorrer até as 15h30, mas foi antecipado para as 8h.

Os países vizinhos afetados pela estiagem histórica vinham negociando uma saída para escoar suas safras. Com a ajuda do Brasil, 150 de barcaças paraguaias carregadas de soja, retidas pela estiagem do Rio Paraná, já estão a caminho de portos argentinos e uruguaios. A última leva, de 86 barcaças, saiu ontem (27). Com isso, Itaipu cumpriu o acordo com o Paraguai e a Argentina, liberando água suficiente para garantir a navegabilidade na hidrovia que transporta a safra de grãos.

Ao longo da operação, foi negociada com o Operador Nacional do Sistema (ONS) uma maior produção de energia, reduzindo, assim, a quantidade de água que seria escoada pelo vertedouro. Com isso, o vertimento foi 13% inferior ao planejado. Com as chuvas recentes e o consequente aumento da vazão do Rio Iguaçu, até o final da Operação Especial, a redução do vertimento pode ser ainda maior. As chuvas acima também contribuíram para o resultado, além do trabalho preciso da técnica. O superintendente de Operação, José Benedito Mota Júnior, disse que o “sucesso da operação se deve principalmente à sinergia entre as diferentes áreas da operação associada à alta disponibilidade das unidades geradoras mantidas pela equipe de manutenção”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of