JOINT VENTURE DA VOTORANTIM ENERGIA E A CPP INVESTMENTS VÃO CONSTRUIR UM PARQUE HÍBRIDO COM ENERGIAS EÓLICA E SOLAR

aaqUm projeto piloto de parque híbrido da VTRM, joint venture formada pela Votorantim Energia e CPP Investments estará em operação no início de 2023. É o primeiro projeto fotovoltaico do Brasil que combina a complementariedade entre as fontes solar e eólica para geração de energia, buscando ganhos de eficiência ao sistema elétrico nacional. O projeto aprovado pela ANEEL funcionará no modelo de parque associado, onde a estrutura da nova usina solar com capacidade inicial para gerar 68,7 MW  será instalada em um terreno ao lado do já existente parque Ventos do Piauí I, com uma subestação de transmissão compartilhada. A energia do projeto solar irá complementar a produção do projeto eólico cuja geração é mais intensa no período noturno devido a característica dos ventos na região.

Para Fabio Zanfelice, presidente da Votorantim Energia, “Esse projeto é resultado da iniciativa da Votorantim Energia em propor umaswsw inovação técnica e regulatória com potencial de transformar o setor de energia no Brasil. Desde 2017, investimos em estudos relacionados a projetos híbridos para avaliar a viabilidade e as vantagens da combinação das fontes solar e eólica, contribuindo com os avanços da regulação para uma iniciativa como esta.”

A combinação de fontes de energia com diferentes perfis de produção horária possibilita a otimização e utilização da capacidade ociosa do sistema de transmissão de energia bem como permite a criação de um tipo mais estável de produção, o que contribui para a mitigação da exposição a variações do preço de energia de curto prazo ao longo do dia: “Essa decisão da ANEEL representa um passo relevante para a modernização do setor, que permitirá a redução de custo de operação e a otimização do uso do sistema de transporte de energia tornando mais competitivos os novos projetos de energia renovável no país”, avalia Zanfelice.

swwqO projeto receberá investimento de R$ 189,98 milhões e conta com financiamento aprovado pelo BNDES. A superintendente da Área de Energia do BNDES, Carla Primavera (foto), disse que “É com satisfação que vemos mais um resultado bem-sucedido na agenda de modernização do setor elétrico por meio deste projeto-piloto que o BNDES viabilizou junto com a VTRM. Trata-se de uma iniciativa de vanguarda, que envolve novos conceitos regulatórios e tecnológicos alinhados à agenda da transição energética, por meio da otimização dos recursos renováveis.”

A produção híbrida integra a estratégia da Votorantim Energia de expandir a geração por meio de energia renovável, condizente com a transição energética necessária para uma economia verde.  Além do Ventos do Piauí I, a companhia opera o complexos Ventos do Araripe III, localizados na Serra do Inácio, na divisa dos estados Pernambuco e Piauí. Atualmente a empresa está construindo dois novos complexos na região, com investimento de R$ 2 bilhões e previsão de operação para 2023.  Os novos projetos já nascem preparados para aproveitar o potencial combinado da força dos ventos com a energia do sol, que são complementares nessa região.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of