JUSTIÇA ACEITA DENÚNCIA CONTRA EX-DIRETOR DA PETROBRÁS

zelada 1O Tribunal de Justiça do Rio acatou a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o ex-diretor da área internacional da Petrobrás Jorge Luiz Zelada (foto) e outras oito pessoas, entre elas executivos da estatal e da Odebrecht. Com a decisão, os nove envolvidos na denúncia tornam-se réus em processo que tramita na 27ª Vara Criminal. Zelada foi denunciado por suposto favorecimento à Odebrecht em licitação para desenvolvimento de um plano de ação de certificação em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) para a companhia em 2010.

Na época, o contrato havia sido fechado por R$ 825,66 milhões. Entre os outros réus estão seis funcionários da Petrobrás e um ex-funcionário, que vão responder por crimes contra a Lei de Licitações. Também é citado na denúncia o executivo Marco Antonio Duran, diretor de Contratos da Odebrecht, e Rodrigo Zambrotti Pinaud, cuja função não foi informada pelo MPRJ. A pena para eles pode chegar a até quatro anos de reclusão.

Os procuradores identificaram diversas alterações no rito das licitações, como o aval de funcionários que não participaram da reunião que selou o resultado da concorrência. O Ministério Público solicita, na denúncia, que os réus percam seus empregos públicos e paguem multa de 2% do valor do contrato irregular, o equivalente a US$ 16 milhões. Os procuradores também encaminharam os autos para o Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NCCLD) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, com o objetivo de que sejam abertos inquéritos para investigar suspeitas em outros contratos da Petrobrás.

Entre as suspeitas levantadas pelo MP estão contratos relativos à venda da refinaria de San Lorenzo, na Argentina, a aquisição de participação em blocos de exploração na Namíbia, a contratação de empresas de afretamento e a venda de participação em ativos na Argentina.

Jorge Luiz Zelada sucedeu Nestor Cerveró como diretor da área Internacional da Petrobrás entre 2008 e 2012, quando renunciou ao cargo após a presidência da estatal ser assumida por Graça Foster.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
ASSIS PEREIRA Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ASSIS PEREIRA
Visitante
ASSIS PEREIRA

Pelo que podemos depreender, a interferência nos Processos Licitatórios de relevância na Estatal Petroleira, assim como favorecimento as grandes Corporações Epresariais e Politicos, constituiu-se no principal atributo do Ex Diretor Zelada na PETROBRAS: Pelos fatos apurados ate o momento pela mídia indicam que a investigação Lava Jato da polícia Federal esta no caminho certo estando no limiar do deslinde de uma gigantesca “Teia” de articulações complexas com objetivo de desviar recursos de órgão da administração pública direta e empresas estatais, envolvendo Diretores, Gestores e Fornecedores dessas Estatais, funcionalismo público, políticos inescrupulosos, lobistas e laranjas para proveito próprio e financiamento de… Read more »