JUSTIÇA CASSA LIMINAR E AS OBRAS DA USINA NUCLEAR ANGRA 3 VOLTAM A SER PARALISADAS, MAS ELETRONUCLEAR PROMETE RECORRER

annnA justiça suspendeu a liminar que garantia as obras de Angra 3, paralisadas por determinação da prefeitura de Angra dos Reis, que alegou mudanças no projeto urbanístico. Para lembrar,  em abril deste ano, o prefeito de Angra dos Reis (RJ), Fernando Jordão (foto), começou a colher os frutos de sua decisão de embargar a construção da usina nuclear Angra 3. A empresa Ferreira Guedes, que atua nas obras do caminho crítico do projeto, demitiu de cara 150 funcionários que atuavam nos canteiros de obras. O motivo alegado para o corte de pessoal é justamente o embargo imposto pela prefeitura. Houve muita consternação e indignação no setor com os desdobramentos desse caso. O filme de terror voltou a entrar e cartaz.

A prefeitura de Angra dos Reis embargou as obras de Angra 3, alegando uma mudança de projeto urbanístico e o atraso no repasse financeiro pela cessão dofernando terreno. Jordão diz que a Eletronuclear (operadora da central nuclear de Angra) assinou um termo de compromisso no valor de R$ 264 milhões, que até agora, segundo ele, não estaria sendo cumprido. Não foi, até onde se sabe, porque nenhum projeto foi apresentado para a aprovação. A liberação desta verba está condicionada  mediante a apresentação desses projetos. A empresa conseguiu uma liminar para dar continuidade na obra, mas hoje(13) ela foi cassada e volta tudo como antes. Sem obras, sem recebimentos, o que resulta em mais e novas demissões na empresa empreiteira.

Deputado Julio Lopes

Deputado Julio Lopes

O Petronotícias procurou o Deputado Júlio Lopes, que é o Presidente da Frente Parlamentar Mista de Tecnologia e Atividades Nucleares (FPN), da Câmara dos deputados, para ouvi-lo sobre esta nova paralisação de Angra 3: “ Na realidade, acho que esta suspensão da liminar é ruim pra todos os municípios  e para obra de Angra 3. A melhor maneira de resolver todas as pendências com as cidades de Angra, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro,  é o andamento normal da obra, a retomada de todo processo. Essas paralisações dificultam e atrapalham ainda mas a retomada dessa que é a maior obra do Brasil. ” Vale lembrar que a Usina Nuclear Angra 3 é um empreendimento estratégico para o país e que já foram investidos mais de R$ 8,5 bilhões na obra. Além disso, a usina é importante não apenas porque gerará energia elétrica limpa e segura para atender às necessidades do país, mas também para o desenvolvimento socioeconômico da região de Angra dos Reis e seu entorno.  A obra empregará diretamente milhares de trabalhadores, além de gerar diversos empregos indiretos em outras atividades da região.

A retomada das obras de Angra 3 aconteceu em novembro do ano passado, após terem sido paralisadas em 2015. Os trabalhos foram reiniciados a partir da  concretagem da usina, etapa que faz parte do chamado “Plano de Aceleração do Caminho Crítico”, cujo objetivo é adiantar os trabalhos em algumas partes da usina. Uma das principais atividades previstas no plano é a conclusão da superestrutura de concreto do edifício do reator da planta. Outra etapa crucial será o fechamento da esfera de aço da contenção e a instalação da piscina de combustíveis usados, da ponte polar e do guindaste do semipórtico. As obras dentro do escopo do Plano de Aceleração do Caminho Crítico estão sendo realizadas pelo consórcio Agis, composto por Ferreira Guedes, Matricial e ADtranz.

A Eletronuclear se manifestou, divulgando a seguinte nota:

plano-angra-3A 2ª Vara Cível da Comarca de Angra dos Reis revogou a liminar obtida pela Eletronuclear em mandado de segurança que autorizava a retomada das obras de Angra 3. Agora, a companhia recorrerá da decisão na Justiça e administrativamente junto à prefeitura de Angra. No momento, a construção da usina está paralisada.
A conclusão de Angra 3 – que foi incluída recentemente no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal – é importante por várias razões. Para começar, a unidade vai operar com alto grau de confiabilidade e ajudar a garantir segurança de abastecimento para o sistema elétrico brasileiro. 
A geração da planta será suficiente para atender 4,5 milhões de pessoas. Com a entrada de Angra 3 em operação, a energia gerada pela central nuclear de Angra será equivalente a, aproximadamente, 60% do consumo do estado do Rio de Janeiro e 3% do consumo do Brasil.
A usina também vai diversificar a matriz elétrica e reduzir os custos totais do Sistema Interligado Nacional (SIN), na medida em que substituirá a energia mais cara de térmicas que é frequentemente despachada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 
Projeção de como ficará a Central Nuclear de Angra dos Reis após a conclusão de Angra 3

Projeção de como ficará a Central Nuclear de Angra dos Reis após a conclusão de Angra 3

Ademais, a unidade vai gerar energia limpa, pois usinas nucleares não emitem gases responsáveis pelo efeito estufa, ao contrário das termelétricas movidas a combustíveis fósseis. Angra 3 terá impacto ambiental mínimo.

Outro ponto relevante é sua proximidade aos principais centros de consumo do país, o que contribuirá para evitar congestionamentos nas interligações entre os subsistemas. A construção da usina também é fundamental para dar escala a toda a cadeia produtiva do setor nuclear brasileiro, da produção de combustível à geração de energia.
Por fim, o empreendimento representará a criação de cerca de 7 mil empregos diretos, no pico da obra, além de um número muito maior de empregos indiretos. A grande maioria será contratada na Costa Verde, o que será um importante fator para movimentar a economia da região.

17
Deixe seu comentário

avatar
11 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
16 Comment authors
PauloGabrielEdvaldoWallas de castro ViannaDiego Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ricardo
Visitante
Ricardo

Prefeito … toma vergonha … país não pode parar … sería por vontade de llevar vantagens ? Policía federal tem que entrar e ver si tem extorsoes para liberar isto

Fábio
Visitante
Fábio

Concordo plenamente com você!

Rinaldo de Andrade Pinto
Visitante
Rinaldo de Andrade Pinto

Trata se de mais um caso de abuso de autoridade porparte do prefeito e dos juises.paralisando a unica bra de vulto importante atualmente em curso. Causandoprejuisos aos empreiteiros , operarios,que perdem empregos, milhões de toneladas de CO2 serão lançados na atmosfera pelas termicas

José otaviano parente.david
Visitante
José otaviano parente.david

As obras serão importantes para região com geração de empregos, desenvolvimento sustentável e reduções nos preços das tarifas de energia elétrica.

Gabriel
Visitante
Gabriel

Quando o município de Angra dos Reis, terá concretamente energia elétrica de Angra 3.

Stainer Peixoto Braga
Visitante
Stainer Peixoto Braga

Nunca!..Angra gera, é vendida, entra no Sistema e você consome.

Andre
Visitante
Andre

Inacreditável mais uma vez esse prefeito querendo ganhar alguma coisa em cima e todo mundo sabe o que é $$$$$$$$

CCR
Visitante
CCR

Os jornais que são um dos motores de notícias ao povo, trazem informações para que a população tomem conhecimento sobre o que ocorre no brasil e em nossa região. Isso quando as informações são verdadeiras. E quando por falta de informações os jornais locais começam a bombardear os ouvidos e a mente da população com mentiras? A empresa Ferreira Guedes que está parada dentro do canteiro de obras, por conta do embargo da “maravilhosa e muito competente” prefeitura de Angra dos Reis juntamente com o super competente prefeito, para não dizer o contrário F.J, não demitiram os 150 funcionários e… Read more »

Cristiano
Visitante
Cristiano

O que esperar de um bolsonarista?
Idiotices, maracutaias e desprezo pelo bem comum, apenas um
bozolóide, querendo atrapalhar um governo progressista e nacionalista.
Fora prefeito do PL (partido dos interesses dos USA.

Fernando
Visitante
Fernando

Essa usina era para estar concluída no mínimo no governo FHC. O LulaMolusco e a DilmANTA tiveram mais 14 anos para concluí-la, mas agora o asno eleitor deles culpa o Bolsonaro.
Tem muitos traíras no PL, PSL Republicanos e em outros partidos, que se “encostaram” no Bolsonaro para se eleger e agora traem seus próprios eleitores!

Diego
Visitante
Diego

Seu querido presidente pinguço, e sua mãe jumenta que estragou o país,o dinheiro que eles roubaram, dava pra fazer uma 5 usinas dessas, e graças ao seu presidente pinguço ladrão corno, e muito mais… não vão conseguir concluir, graças ao seu pai cachaceiro, e pessoas jumentas como vc.Porq graças a vc que um bandido entrou novamente na presidência.Agora quando vc passar fome pede seu pai seu jumento.

Machado
Visitante
Machado

Tinha que ser do PL esse Prefeito. Com certeza tem interesses pessoais por trás disso. O cara atrasa o desenvolvimento e progresso do país numa área estratégica. Como pode isso? Tem que colocar a PF no meio aí pra investigar. Essa obra já deveria ter realizada mas sempre tem algo que suspende. Tem coisa aí.

Paulo
Visitante
Paulo

Se não fosse a quadrilha do PT no poder, não só Angra 3, mas o Brasil seria hoje uma potência mundial… 3 trilhões de dólares evaporaram dos COFRES PÚBLICOS e a LAVA JATO é só um grão de areia da DESGRAÇA cometida pelo PT.

Stainer Peixoto Braga
Visitante
Stainer Peixoto Braga

MODUS OPERANDI VOLTOU! Governantes sangrando os Cofres Públicos e Privados…Angra 3 com 30 anos de atraso, uma classe política que nunca soube empreender, viveram de MESADAS E CORRUPÇÃO. A Abstinência de 4 anos foi massacrante e a fome é grande. Angra dos Reis, um potencial turístico inigualável vai ter de esperar. De 1970 com seus 27900 habitantes e atuais 180000 habitantes, pouco mudou com os ROYALTIES RECEBIDOS DA ELETRONUCLEAR E PETROBRÁS. Muito dinheito e Infraestrutura Urbana muito a desejar. O Município cresceu em favelas, bairros com crescimento desordenados. Não existe saneamento básico, Educação muito fraca, saúde ruim, segurança nenhuma. Assim… Read more »

Wallas de castro Vianna
Visitante
Wallas de castro Vianna

Uma das energias mais cara do país sendo que tem duas usinas nuclear um vergonha!

Edvaldo
Visitante
Edvaldo

Me diz onde vai ter obra com essa empresa Agis ( consórcio ferreira Guedes) uma pouca vergonha, empresa deve vários fornecedores, não paga FGTS dos funcionários. Ja teve diversos bancos de horas e avisos prévio duas vezes.