KAROON REVELA AUMENTO DE 17% DE SUAS RESERVAS PROVADAS EM BLOCO NA BACIA DE SANTOS
A australiana Karoon anunciou um aumento em suas reservas provadas (1P) no bloco BM-S-40 – que engloba os campos produtores de Baúna e Piracaba e o campo de Patola, que está em desenvolvimento. O bloco, localizado na Bacia de Santos, conta com 42,8 milhões de barris em reservas 1P, de acordo com avaliação revisada e certificada pela AGR Energy Services (datada em 31 de dezembro de 2022). O valor é 17% maior em relação a dezembro de 2021. Além disso, a Karoon também detalhou que o BM-S-40 dispõe de 55 milhões de barris em reservas provadas e prováveis (2P) e 65,5 milhões de barris em reservas provadas, prováveis e possíveis (3P). Os volumes representam altas de 23% e 7%, respectivamente, usando a mesma base de comparação.
“O aumento material nas reservas de Baúna segue um extenso reprocessamento de sísmica, modelagem de reservatório e trabalho de simulação dinâmica realizado por nossas equipes técnicas no Brasil e na Austrália”, disse o CEO da Karoon, Julian Fowles.
“A resolução da sísmica reprocessada é significativamente melhor do que os conjuntos de dados legados, diminuindo a incerteza nos volumes de campo. Os resultados das três intervenções no poço Baúna recentemente concluídas foram muito positivos e, juntamente com as informações dos dois poços Patola, forneceram valiosos pontos de dados adicionais, que também ajudaram na definição das reservas”, acrescentou.
A Karoon Energy também avançou recentemente nos preparativos para o início de produção no campo de Patola. Assim, a expectativa da empresa é começar a produção na área no final do primeiro trimestre deste ano. A sonda de perfuração Noble Developer concluiu as atividades de perfuração e completação no campo em meados de janeiro. A instalação de poços e árvores de natal nos dois poços de desenvolvimento de Patola foi finalizada no início deste mês.
Deixe seu comentário