KLABIN COLOCA EM OPERAÇÃO UMA NOVA UNIDADE DE ÁCIDO SULFÚRICO QUE É VITAL PARA SUA PRODUÇÃO DE CELULOSE E PAPEL

walterA Klabin dá mais um passo e se torna autossuficiente em Ácido Sulfúrtico concentrado ao colocar em operação a primeira planta deste insumo das Américas, implantada em uma fábrica de celulose e papel, cujo excedente poderá ser comercializado. A produção do produto químico começou em maio, na Unidade Puma, em Ortigueira (PR). O ácido sulfúrico, um dos principais insumos na produção de celulose e papel, é consumido nas Máquinas de Secagem, na planta de Tall Oil, nas Linhas de Fibras e em outros processos da unidade industrial. A planta foi desenvolvida e fornecida pela Andritz, com tecnologia da Haldor Topsoe. Na Unidade Puma, a produção será de 150 toneladas de ácido concentrado por dia. A instalação de uma planta como a nossa permite aproveitar com inteligência os subprodutos gerados ao longo da cadeia produtiva. Eles se tornam economicamente utilizáveis, com destinação responsável, visando o cuidado com o meio ambiente e agregando mais valor à nossa produção”, disse o gerente de Projetos da área de Recuperação e Utilidades da Klabin, Walter Oliveira.

A Unidade Puma e o Projeto Puma II, desde a fase de estudos e planejamento, foram projetados com tecnologias capazes de aumentar a autossuficiência da fábrica emklabin diversas áreas. “Essa nova tecnologia, além de ser sustentável e de estar alinhada à economia circular, também proporciona redução de custos com a produção do ácido, menor exposição e riscos externos”, afirmou João Braga, diretor de Projetos e Engenharia da Klabin. A Klabin de Desenvolvimento Sustentável (KODS) são um conjunto de metas e compromissos da Companhia para a Agenda Klabin 2030, alinhados ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado desse trabalho conta com a responsabilidade de todas as áreas e unidades para gerar valor à sociedade e aos públicos de relacionamento. Com a planta de Ácido Sulfúrico, a empresa dá mais um passo em direção ao compromisso de reduzir a geração de resíduos industriais.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of