KPMG AFIRMA QUE SETOR DE ÓLEO E GÁS TERÁ QUE SE REINVENTAR PARA ENFRENTAR NOVA REALIDADE NO PÓS-COVID

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Charles KrieckOs tempos de pandemia de coronavírus têm sido marcados por muitas incertezas sobre o futuro do setor de óleo e gás como um todo. Ainda assim, o mercado tem já tem, ao menos, algumas projeções e ideias sobre como serão os tão aguardados dias de retomada. Para a KPMG Brasil, a indústria de petróleo terá de se reinventar em um cenário que será marcado por uma aceleração de processos que já estavam vigentes no segmento: digitalização, busca por automação e redução ainda mais profunda nos custos. Para o chairman da KPMG no Brasil e na América do Sul, Charles Krieck (foto), o setor de O&G até poderá voltar aos níveis anteriores de atividade em níveis pré-Covid, mas em um cenário que será diferente do “velho normal”.

Eu entendo que [o setor de óleo e gás] vai ter que pensar em novas aplicações para seus produtos e na adaptação para a nova realidade. Essa é uma das transformações. Outra será [o uso da] tecnologia para diminuição de custos. Uma coisas que o setor sofre muito é que você tem de um lado o custo fixo e, do outro, uma volatilidade enorme de preços”, declarou.

A afirmação foi feita durante um seminário online para jornalistas organizado pela KPMG. Durante o evento, a empresa apresentou suas visões sobre como será a retomada em vários setores da economia brasileira. Ao todo, foram apresentados quatro padrões de retomada. O setor de óleo e gás entra em um cenário de retomada classificado pela KPMG como “transformar para reemergir”. Assim, Krieck acredita que o setor terá que se reinventar: “O que estamos vendo é que o trabalho remoto vai ser muito mais utilizado. Isso significa que as pessoas vão se movimentar menos e usar menos petróleo. Isso vai afetar sim as vendas e a produção”, afirmou.

Neste sentido, o chairman da KPMG no Brasil afirma também que vê, por exemplo, que o transporte público deve continuar com menor movimentação, pelo menos em um primeiro momento. “A maioria dos planos, inclusive o nosso, prevê o início do retorno das atividades para aqueles que não utilizam o transporte público. Hoje, o transporte público, na ordem da contaminação, é um dos meios de maior contágio, conforme temos ouvido dos especialistas. Então, no momento zero, o transporte público vai continuar sofrendo”, projetou.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 15.53.39

KPMG realizou webinar para abordar a retomada de vários setores da economia brasileira

Já o sócio-líder de clientes e mercados da KPMG no Brasil e América do Sul, André Coutinho, que também participou do webinar, lembrou que a indústria de óleo e gás vinha passando por um processo de buscar mais digitalização e maior automação em seus processos internos. Com a pandemia, essas tendências ganharão um novo impulso.

Eu acho que a Covid-19, assim como aconteceu com outros setores, acabou fazendo com que essas necessidades se tornassem ainda mais urgentes. Então, neste sentido, me parece que o tema central será buscar automação dos processos. E com isso também se busca fazer otimização de custos e verificar alianças com parceiros”, afirmou.

Em outros cenários de retomada previstos pela KPMG, empresas dos setores de químicos e petroquímicos, educação digital e outros vão experimentar um nível de atividade maior na comparação com o período pré-Covid, graças ao comportamento do consumidor favoravelmente alterado durante a crise. Já os setores de tecnologia, saúde, utilidades públicas e outros não vão crescer, mas sim retomar os níveis anteriores à crise. Já a retomada mais difícil ficará com setores como aéreo, hoteleiro, esportes, mídia, entre outros, que vão lutar para se recuperar da crise da Covid-19.

A KPMG também apresentou algumas outras considerações sobre como enxerga o ambiente empresarial no período de retomada. As viagens a negócios, por exemplo, são apontadas como risco elevado para contaminação. Por isso, as organizações devem avaliar todas as viagens, até que haja clareza sobre os riscos e a situação se estabilize. Sobre as reuniões presenciais dentro das companhias, a KPMG acredita que devem ser evitadas pelo menos nas primeiras duas ou quatro semanas após o retorno das pessoas ao escritório. Pode ser útil limitar o número de participantes em reuniões presenciais e continuar proibindo eventos e conferências externas até que a ameaça do coronavírus se estabilize.

Além de Krieck e Coutinho, o webinar teve também as falas da sócia-líder do comitê de capital humano da KPMG no Brasil, Luciene Magalhães, que abordou as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança de seus colaboradores durante o período de crise; e o sócio do KDSC/PMO, Roberto Gomez, que abordou os pontos mais relevantes que devem ser levados em contas por todas as companhias em seus planos de retomada de atividades.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of