LABORATÓRIO DE IDAHO DESENVOLVE MICROREATORES NUCLEARES E DESPERTA O DESEJO PARA USO MILITAR

lab 1O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está recebendo sugestões sobre seu plano de construir um protótipo de microrreator nuclear móvel avançado no Laboratório Nacional de Idaho. As sugestões serão aceitas pelos próximo 45 dias. Em um comunicado, o Departamento de Defesa disse que  “Um reator nuclear seguro, pequeno e transportável atenderia a essa demanda crescente com uma fonte de energia resiliente e livre de carbono que não aumentaria as necessidades de combustível do DoD, ao mesmo tempo que apoiava operações de missão crítica em ambientes remotos e severos.” Sobre a questão do  impacto ambiental, o documento  cita uma ordem executiva do presidente Joe Biden,  priorizando as considerações sobre mudanças climáticas na segurança nacional como outra razão para buscar microrreatores. O documento afirma também que fontes alternativas de energia, como a eólica e a solar, são problemáticas porque são limitadas pela localização, clima e área de terra disponível, e exigem fontes de alimentação redundantes.

O departamento americano  disse que usa 30 terawatts-hora de eletricidade por ano e mais de 10 milhões de galões (37,9 milhões de litros) de combustível por dia. Omicro reator fornecimento de energia a bases usando geradores a diesel sobrecarrega as operações e o planejamento. Espera-se que esta necessidade cresça durante a transição para uma frota de veículos elétrico. Trinta terawatts-hora é mais energia do que muitos países pequenos usam em um ano. O departamento, no esboço da declaração de impacto ambiental de 314 páginas,  disse que quer reduzir a dependência de redes elétricas locais, que são altamente vulneráveis a interrupções prolongadas por desastres naturais, ataques cibernéticos, terrorismo doméstico e falhas por falta de manutenção.

O departamento também disse que novas tecnologias, como drones e sistemas de radar, aumentam a demanda por energia. Os críticos dizem que esses  microrreatores podem se tornar alvos, inclusive durante o transporte. Edwin Lyman, diretor de Segurança de Energia Nuclear da Union of Concerned Scientists, uma organização sem fins lucrativos, disse que questionou o labuso de microrreatores em bases militares em casa ou no exterior: “Na minha opinião, esses reatores podem causar mais problemas logísticos e riscos para as tropas e propriedades do que resolveriam os problemas. E a menos que o Exército esteja disposto a gastar o que for necessário para torná-los seguros para uso, especialmente em situações de combate em potencial ou bases operacionais estrangeiras, então acho provavelmente imprudente implantar reatores nucleares em teatros de guerra sem fornecer a proteção que fariam necessidade. “

O Laboratório Nacional de Idaho  é considerado o principal laboratório de pesquisa nuclear do país e possui várias instalações para auxiliar na construção e teste do microrreator. Se aprovado, locais de testes serão preparadas e acredita-se construir e testar o microrreator levaria cerca de três anos. Dois projetos de microrreatores móveis estão sendo considerados, mas o departamento disse que as descrições detalhadas não estão disponíveis, pois ambos estão em estágios iniciais de desenvolvimento. O departamento disse que ambos os projetos são reatores de alta temperatura refrigerados a gás usando urânio enriquecido como combustível.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of