LEILÃO DE PORTOS VAI EXIGIR R$ 1,76 BILHÃO EM NOVOS INVESTIMENTOS NO PARÁ

helder barbalhoA confiança dos empresários brasileiros e o ritmo de investimentos nacionais andam em compasso de espera quase que absoluta por conta da crise política que impera no País, mas o governo vai seguir adiante com o leilão de portos marcado para quinta-feira (31), com a oferta de seis áreas em portos públicos no Pará. O certame também servirá como uma espécie de termômetro estatal para avaliar a disposição do setor privado em se arriscar nesse cenário incerto. Caso todos os lotes sejam arrematados, a expectativa é que sejam demandados R$ 1,766 bilhão em novos investimentos.

Como se tratam de investimentos de infraestrutura, as previsões de analistas de mercado indicam que deve haver interesse sim pelas áreas, já que os investimentos têm caráter de longo prazo e há muitos investidores internacionais de olho no Brasil, por conta das oportunidades surgidas com a crise e com a desvalorização do real frente ao dólar.

O foco dos novos terminais deverá ser o escoamento da produção do agronegócio brasileiro, seguindo uma estratégia do governo para redistribuir o escoamento dos grãos produzidos no centro do País para a região Norte. A previsão da Secretaria de Portos, liderada por Helder Barbalho (foto), indica que o volume de carga enviada para a região deva passar de 8,5 milhões de toneladas para 22 milhões de toneladas por ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of