LEILÃO DO PRÉ-SAL MARCA A PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA DE IVAN MONTEIRO COMO PRESIDENTE DA PETROBRÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

LEILÃO DO PRÉ-SAL MARCA A PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA DE IVAN MONTEIRO COMO PRESIDENTE DA PETROBRÁS

Petrobras apresenta resultados do primeiro trimestre de 2015Uma manhã de bastante movimentação e expectativas dento do setor nacional de óleo e gás. Nesta quinta-feira (7), o governo promove a 4º rodada de licitações de áreas do pré-sal, no regime de partilha de produção. Além da oferta de valiosos e promissores blocos de petróleo, o certame marcará também a primeira aparição pública de Ivan Monteiro desde que assumiu a presidência da Petrobrás, na última semana, após o pedido de demissão de Pedro Parente. Todos estarão atentos não apenas aos lances que a estatal fará durante a licitação, mas também aos prováveis novos recados que Monteiro dará ao mercado sobre a sua gestão à frente da maior companhia brasileira. O Petronotícias está acompanhando desde as primeiras horas da manhã todas as movimentações em torno da rodada, e trará ao longo do dia todos os lances e também entrevistas com os executivos e representantes do governo.

Para o leilão de hoje, cabe lembrar, serão oferecidas as áreas de Itaimbezinho, Três Marias, Dois Irmãos e Uirapuru, nas bacias de Campos e Santos. A área de Saturno, inicialmente prevista para a licitação, foi retirada, atendendo à solicitação do Ministério de Minas e Energia, e  incluída na 5ª Rodada de Partilha, prevista para o dia 28 de setembro. A Petrobrás exercerá o direito de preferência de ser operadora nas áreas de Três Marias, Uirapuru e Dois Irmãos.

A ANP recebeu 16 inscrições para o leilão, número recorde para rodadas nesse regime. A previsão de arrecadação do governo é de R$ 3,2 bilhões, mas cabe lembrar que na partilha, o critério de definição das empresas vencedoras é o percentual mínimo de excedente em óleo oferecido para a União. Veja na tabela abaixo o índice mínimo de cada uma das áreas ofertadas:

tabela

O número recorde de empresas inscritas par ao leilão não chega a ser uma surpresa, tendo em vista que o pré-sal cada vez mais comprova seu imenso potencial. Em abril, os campos da área produziram um volume total de 1,78 milhão de barris de óleo equivalente (petróleo mais gás), registrando um novo recorde. A quantidade superou a marca de 1,76 milhão de boe, verificada em fevereiro deste ano. Ao todo, em abril, foram produzidos 1,423 milhão de barris de petróleo por dia e 58 milhões de metros cúbicos diários de gás natural por meio de 86 poços. O pré-sal correspondeu a 54,4% da produção total no Brasil.

O índice de conteúdo local previsto para as áreas leiloadas é de 18% para fase de exploração. Na etapa de desenvolvimento, os percentuais são de 25% para construção de poço, 40% para o sistema de coleta e escoamento de produção e 25% para os FPSOs (navio-plataforma).

Veja abaixo o mapa geral dos blocos que serão leiloados durante a rodada desta quinta:

R4_LP_MAPA_GERAL

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of