LEILÃO ONSHORE NO MÉXICO VENDE TODOS OS BLOCOS E DEVE MOVIMENTAR US$ 1,1 BILHÃO EM INVESTIMENTOS

pedro coldwellA indústria de petróleo no México está viva e pulsa com novos investimentos. Na terceira etapa do leilão de áreas de produção realizado nesta terça-feira (15), todos os 25 contratos oferecidos pelo governo em campos onshore do país foram arrematados, em resultado que excedeu as expectativas do setor. Marcado pelo protagonismo de pequenas empresas mexicanas, a rodada deve movimentar investimentos de US$ 1,1 bilhão.

O certame não contou com a presença de grandes players internacionais e trouxe à tona o desenvolvimento de um novo mercado para além da estatal Pemex no país. Dos 14 consórcios que venceram licitações, 12 eram formados por pequenas companhias nacionais.

O principal vencedor do leilão foi o consórcio mexicano liderado pela Geo Estratos, que arrematou quatro blocos. Logo atrás ficaram as empresas Canada’s Renaissance Oil Corp e Strata Campos Maduros, cada uma com três áreas adquiridas.

No atual cenário de baixo preço do barril de petróleo, as análises do mercado indicavam que a aquisição de cinco ofertas já seria considerada um sucesso. O resultado, no entanto, surpreendeu as expectativas do setor. Com percentuais mínimos de óleo para o governo entre 1% e 10%, as áreas atraíram um total de 79 empresas, das quais 52 foram qualificadas para integrar o certame.

Os campos ofertados incluem reservas maduras que se encontram em produção e outras abandonadas. Somadas, as áreas possuem um potencial estimado de cerca de 49 milhões de barris de óleo equivalente. De acordo com o ministro de Energia do México, Pedro Coldwell (foto), o pico produtivo dos 25 campos arrematados deverá atingir a marca de 77 mil barris por dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of