LEILÕES DE ENERGIA A-5 E A-6 SÃO MARCADOS PARA O DIA 30 DE SETEMBRO
O Ministério de Minas e Energia marcou para o dia 30 de setembro os leilões para contratação de energia nova (A-5 e A-6) de 2021. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União. As usinas que serão contratadas no certame terão início de fornecimento a partir de janeiro de 2026 e de 2027, respectivamente.
Para esses leilões, serão aceitos projetos hidrelétricos; termelétricas movidas a biomassa, a gás ou a resíduos sólidos; além de plantas solares e eólicas. Os certames serão realizados de forma sequencial, começando pelo A-5.
Os projetos hidrelétricos ganharão contratos para venda de produção de energia para o sistema elétrico por 25 anos. No caso das usinas termelétricas, o prazo para a venda de energia será de 20 anos. Por fim, a validade do contrato das plantas eólicas e solares será de 15 anos.
Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia já havia divulgado a data de realização para os leilões A-3 e A-4. Os certames acontecerão no dia 25 de junho e o início do suprimento contratual de energia elétrica deverá ocorrer em 1º de janeiro de 2024 para os projetos do leilão A-3; e 1º de janeiro de 2025 no caso do A-4.
Deixe seu comentário