LICITAÇÃO PARA NOVA SUBESTAÇÃO DE MACAPÁ DEVE SER REALIZADA ATÉ O FINAL DE 2021
Depois do apagão de quase 22 dias no Amapá, o governo tem em mãos um plano para aumentar a segurança e a confiabilidade do fornecimento de energia para o estado. Uma das alternativas em mesa é a necessidade de construção de uma segunda estação na capital Macapá. Pelo cronograma apresentado pelo Ministério de Minas e Energia nesta semana, a ideia é realizar o leilão para contratação das obras em dezembro do próximo ano.
Antes, porém, o governo precisa decidir o detalhamento técnico da alternativa a ser licitada. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estão estudando a construção de mais uma linha de transmissão que será conectada à futura nova subestação. Falta decidir ainda se a nova linha será interligada às hidrelétricas Ferreira Gomes e Cachoeira Caldeirão ou ao Sistema Interligado Nacional.
Os detalhes foram apresentados nesta semana durante encontro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A estimativa é que o estudo detalhado sobre a melhor configuração do projeto seja concluído até abril de 2021 para que as obras sejam licitadas em dezembro. Dependendo da alternativa selecionada, os empreendimentos entrarão em operação entre 36 e 60 meses.
O Ministério de Minas e Energia declarou também que, até o momento, não foi identificada ainda a causa do apagão no Amapá. A pasta disse que estão em curso as avaliações para definir se aconteceu falha interna de equipamento ou coordenação de isolamento inadequada na subestação Macapá.
Deixe seu comentário