LICITAÇÃO PARA NOVA SUBESTAÇÃO DE MACAPÁ DEVE SER REALIZADA ATÉ O FINAL DE 2021

article

CMSE se reuniu para apresentar novas alternativas para garantir mais segurança ao abastecimento do Amapá

Depois do apagão de quase 22 dias no Amapá, o governo tem em mãos um plano para aumentar a segurança e a confiabilidade do fornecimento de energia para o estado. Uma das alternativas em mesa é a necessidade de construção de uma segunda estação na capital Macapá. Pelo cronograma apresentado pelo Ministério de Minas e Energia nesta semana, a ideia é realizar o leilão para contratação das obras em dezembro do próximo ano.

Antes, porém, o governo precisa decidir o detalhamento técnico da alternativa a ser licitada. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estão estudando a construção de mais uma linha de transmissão que será conectada à futura nova subestação. Falta decidir ainda se a nova linha será interligada às hidrelétricas Ferreira Gomes e Cachoeira Caldeirão ou ao Sistema Interligado Nacional.

Os detalhes foram apresentados nesta semana durante encontro do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A estimativa é que o estudo detalhado sobre a melhor configuração do projeto seja concluído até abril de 2021 para que as obras sejam licitadas em dezembro. Dependendo da alternativa selecionada, os empreendimentos entrarão em operação entre 36 e 60 meses.

O Ministério de Minas e Energia declarou também que, até o momento, não foi identificada ainda a causa do apagão no Amapá. A pasta disse que estão em curso as avaliações para definir se aconteceu falha interna de equipamento ou coordenação de isolamento inadequada na subestação Macapá.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of