MAIOR PARQUE EÓLICO FLUTUANTE DO MUNDO OBTÉM LICENÇA E COMEÇA A SER CONSTRUÍDO ESTE ANO

Statoil_Hywind3-20151125125047319A indústria mundial de energias renováveis está próxima de ganhar um reforço de peso. O projeto do maior parque eólico flutuante do mundo, situado no litoral da Escócia, recebeu nesta semana a concessão oficial da Marinha e deverá ter sua construção iniciada ainda este ano sob operação da norueguesa Statoil, que hoje vem ampliando investimentos em novas fontes. Com um escopo de cinco turbinas e uma capacidade total de geração de 30 MW, o empreendimento está previsto para iniciar sua operação comercial no segundo semestre de 2017.

Aprovada previamente em outubro, a concessão para as obras na região foi confirmada após a apresentação do planejamento financeiro e ambiental do projeto. O parque, que fica a cerca de 19 km da costa de Peterhead, em Aberdeenshire, utiliza uma estrutura de aço flutuante ancorada no mar para sustentar as turbinas. A expectativa da empresa é de que elas comecem a ser instaladas no ano que vem.

Com foco na diversificação de mercados, a Statoil anunciou em fevereiro a criação de um novo fundo para energias renováveis, com uma previsão de investimento de US$ 220 milhões até 2020. O projeto, chamado Energy Ventures, busca parcerias de geração energética e projetos de eficiência, principalmente na Europa e na América do Norte.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of