MAIOR PRODUTORA DE OURO DO BRASIL DESENVOLVE PROJETO PARA BLOQUEIO INTELIGENTE DE ENERGIA EM SUA PLANTA DE MINAS
A AngloGold Ashanti desenvolveu um projeto pioneiro em sua Planta do Queiroz, em Nova Lima (MG) objetivando um Sistema de Bloqueio Inteligente de energia, capaz de tornar esse processo mais ágil e confiável. O bloqueio de energia, é uma operação que desativa a energia de um equipamento para que atividades de manutenção possam ser feita com segurança, é um dos principais controles industriais. O bloqueio do equipamento no sistema tradicional é feito com a colocação de cadeados e etiquetas. A nova solução é digital e totalmente inédita no Brasil. O bloqueio só pode ser executado e desabilitado, por pessoas autorizadas, cadastradas e identificadas por meio da tecnologia de reconhecimento facial. O empregado realiza as operações por meio de um totem eletrônico.
Após o procedimento, apenas quem solicitou o bloqueio pode liberar a energia novamente. O sistema armazena todas as informações, a fim de evitar falhas e dar confiabilidade. Guilherme Peixoto, gerente sênior de Metalurgia, disse que “A solução foi desenvolvida por um time multidisciplinar e a aplicação piloto demonstrou já pleno sucesso. Trabalhamos agora para a extensão de sua aplicação.”
A AngloGold Ashanti é uma das maiores produtoras de ouro do mundo. No Brasil, uma das indústrias mais longevas do país, possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos Estados de Minas Gerais e Goiás. Com mais de 4.900 empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração no subsolo.
Deixe seu comentário