MARCO TÚLIO RODRIGUES DEIXA GERÊNCIA EXECUTIVA DE CONTEÚDO LOCAL DA ANP

Marco Tulio Rodrigues, coordenador de conteúdo local da ANP.A política de conteúdo local sempre foi uma das principais bandeiras do governo federal na retomada da indústria naval brasileira. Dentro da Agência Nacional de Petróleo (ANP) o cargo de gerente executivo da pasta, no entanto, se encontra vago. O antigo dono do cargo, Marco Túlio Rodrigues (foto), teve sua exoneração publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (1º).

Antes da gerência executiva de Conteúdo Local, Marco Túlio já trabalhava com o tema quando era assessor do diretor Florival Carvalho, que deixou a ANP no final de junho. Um novo nome para o cargo ainda não foi definido pela agência.

Em janeiro, a presidente Dilma Rousseff assinou o Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural (Pedefor), com incentivos às empresas por meio de mudanças na política de conteúdo local.

As novas regras são mais flexíveis quanto ao cumprimento da regra, com a criação das Unidades de Conteúdo Local (UCL), que serão recebidas pelas companhias com o cumprimento do programa e poderão ser usadas para compensar índices mínimos de nacionalização.

Mudanças nas regras de conteúdo local já eram solicitas por representantes da indústria, como empresas da cadeia e instituições representativas. Na prática, os bônus de nacionalização e os investimentos requisitados no Pedefor serão recebidos pelos fornecedores por meio das UCLs. As empresas então poderão usar esse crédito para compensar o que faltou no cumprimento de seus índices exigidos de conteúdo local.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of