MARINHA AMERICANA QUE PATRULHA O CARIBE SERÁ MAIS RIGOROSA SE OUTRA FROTA IRANIANA ABASTECER A VENEZUELA

madurobuque-jpgOs primeiros navios iranianos carregados de combustível e equipamentos de reposição para as refinarias, passaram pela frota americana que faz exercício nos mares do Caribe. Mas isso não será garantia para que uma segunda frota cruze o caminho dos portos venezuelanos sem que sejam proibidos pela Marinha dos Estados Unidos. A remessa de combustíveis só serão suficientes para pouco mais de 30 dias.  O ditador venezuelano Nicolás Maduro defendeu o direito da Venezuela ao comércio de águas e espaços aéreos internacionais após a chegada do primeiros  cinco navios iranianos carregados com gasolina, apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos aos dois governos:  “Temos o direito de negociar livremente nos mares do mundo, nos céus do mundo.  Obrigado ao presidente Rohaní  e a todo o Irã, de coração, por sua solidariedade, por seu apoio, por sua coragem, por sua decisão.”

Além da gasolina, esses navios que percorrerão os mares venezuelanos por quatro dias. Eles  também transportam materiais, equipamentos de reparos nas refinarias que podem voltar a produzir combustíveis,  produto escasso há anos.  Segundo Maduro, há um acordo de cooperação entre Venezuela e Irã,  que  buscam seus próprios desenvolvimento. Segundo o ditador venezuelano, “ é um acordo de cooperação entre Venezuela e Irã, dois povos pacifistas. Somos povos rebeldes, revolucionários e nunca vamos nos ajoelhar no império norte-americano.  A Venezuela tem amigos neste mundo e bravos amigos que acreditam em nosso país.”

Dos cinco navios iranianos que chegaram, o Fortune carrega aproximadamente 270.000 barris de gasolina , a Floresta 275.000 barris e Faxon SSWSSQ268.000El Palito, 140 mil barris.  O restante carrega aditivos para produzir combustível e o equipamentos de reparos. No entanto, a gasolina iraniana vau durar pouco mais de um mês,  em um país que está envolvido em protestos ferozes há várias semanas, não apenas devido à falta de combustível, mas também aos serviços públicos. Alguns dados interessantes:

1- A gasolina importada do Irã (1.500.000 barris) seria suficiente para abastecer o país por 37 dias, se o consumo nacional permanecer em torno de 40.000 barris por dia (bd);

2- O El Palito, com capacidade para refinar 140.000 bd, em menos de três dias, poderia produzir os quase 300.000 barris que o navio iraniano Fortune levou 20 dias para levar ao país;

3- El Palito abastece 10 estados do centro-oeste e Los Llanos, que representam 20% do consumo total do país;

4- Segundo o economista Hermes Pérez, o consumo interno da Venezuela antes da pandemia era de 138.000 bd de gasolina e 83.000 bd de diesel.

5- A capacidade total de refino da PDVSA em um dia foi 60% superior ao volume importado do Irã;

6- A capacidade interna de refino do país em um dia (1.300.000 bd) é quase igual à carga iraniana.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of