OIL GROUP INVESTIRÁ US$ 300 MILHÕES PARA INSTALAR REFINARIA MODULAR NO PORTO DO AÇU

Oil Group, Luiz Otávio MassaA americana Oil Group anunciou um acordo para instalar uma refinaria modular no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O empreendimento vai receber investimentos de US$ 300 milhões e deve começar sua operação em 2024. A nova refinaria terá capacidade de processar até 20 mil barris por dia de óleo inicialmente, mas poderá expandir esse número até 50 mil barris por dia, com foco na produção de derivados claros.

A expansão do parque brasileiro de refino é um investimento estratégico e urgente. Há uma clara demanda por energia no Brasil, a ser atendida a partir do investimento em projetos inteligentes e inovadores, como este”, comentou o diretor de Downstream da Oil Group, Luiz Otávio Massa (foto).  “O país deve dominar todo o processo industrial de petróleo para não ficar sujeito a flutuações no mercado mundial e refém da disponibilidade de tais instalações em outros países. É uma questão estratégica para o Brasil”, acrescentou.

A Oil Group justificou a sua escolha pelo modelo modular por conta de fatores como maior agilidade na construção, eficiência operacional e sustentabilidade. A empresa diz ainda que a refinaria vai dispor de uma Unidade de Recuperação de Enxofre de última geração para redução de emissões de gás carbônico (CO2), óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx).

A companhia americana disse ainda que escolheu o Açu por conta da área disponível no porto, o hub de óleo já em desenvolvimento no local, além da possibilidade do trabalho em sinergia com as empresas da cadeia offshore já instaladas na região.

A atração de uma refinaria é fundamental para a fase de industrialização do Porto do Açu. Além disso, entendemos que a instalação é estratégica para o negócio por conta da localização geográfica. Estamos localizados no Sudeste, com acesso ao maior mercado consumidor brasileiro, e temos a melhor infraestrutura do país para viabilizar o transporte, marítimo ou terrestre, aos grandes centros consumidores“, comemorou o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Porto do Açu Operações, Antonio Primo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of