MARINHA DO BRASIL VAI ATIVAR A SUA BASE DE SUBMARINOS NA ILHA DA MADEIRA NO LITORAL DO RIO DE JANEIRO

aqqaqSerá uma sexta-feira histórica para o Brasil e para a Marinha  brasileira, que vai ativar a sua   Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), no litoral do Rio de Janeiro. A Base Naval, localizada no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), é um grande passo rumo às metas do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), cujo objetivo é a produção de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Se você quiser acompanhar, a cerimônia será transmitida pelo Youtube da Marinha a partir das 10h30. Em um comunicado, a Marinha considera que ela avalia o empreendimento e comemora a ativação da BSIM: “Moderna, bem equipada e com efetivo bem preparado para exercer seu papel constitucional de garantir a soberania do país, a ativação da base representa um importante marco no processo construtivo do Prosub em que fortalece as plantas industriais, eleva o patamar tecnológico e faz da nossa Base Industrial de Defesa um vetor de inovação, incorporação tecnológica e expansão da indústria, comprovando a qualificação profissional e industrial instaladas no Brasil”.

A BSIM será a Base Naval mais moderna da Marinha e tem o propósito de contribuir em missões navais, principalmente dos submarinos, além de prestar apoio logístico às Organizações Militares apoiadas. Graças à nova base, haverá mais subsídios para facilitar de atracação, infraestrutura e apoio administrativo aos navios subordinados ao Comando da Força de Submarinos. A BSIM oferecerá segurança de áreas e instalações do Complexo Naval de Itaguaí, incluindo osfrrrrf perímetros marítimo, terrestre e áreas comuns, em coordenação com as demais Organizações Militares e empresas sediadas no Complexo, além de oferecer apoio básico de saúde.

A  base tem como foco o apoio às organizações militares instaladas em Itaguaí, e por isso demanda recursos humanos altamente qualificados e infraestrutura específica.  Esta característica confere à base a importante tarefa de consolidar a mentalidade de segurança e ser a guardiã da sede do maior ativo da defesa nacional. A infraestrutura de rede de dados e centros de controle permite automatizar tarefas como a geração e distribuição de utilidades (água, óleo, energia elétrica), o controle de maquinário, a detecção e combate a incêndio, a segurança física das instalações e a proteção ambiental. A Base tem alto nível de automação com uma complexa infraestrutura de rede de dados e centros de controle. Seus usuários contam com recursos de tecnologia da informação e comunicação para o desempenho de suas tarefas, inseridos na infraestrutura de segurança da informação da Marinha.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of