MERCADO REAGE À GREVE DOS PETROLEIROS

petrobrasA greve dos petroleiros iniciada na última semana tem como principal pauta o fim do plano de desinvestimentos da Petrobrás, que já teve como resultado a venda de 49% da Gaspetro para a japonesa Mitsui e deve ainda vender pelo menos 25% da BR Distribuidora. Se o objetivo dos grevistas será alcançado ainda é uma incógnita, mas os primeiros efeitos já estão sendo sentidos pela estatal. Além da queda na produção de petróleo, as ações da companhia também caíram na Bovespa, na última quarta-feira (4).

A desvalorização da companhia por conta da paralisação de funcionários é um problema a ser superado pela estatal, haja visto a necessidade de levantar recursos estimados em US$ 79 bilhões até 2019, de acordo com estimativas da J.P.Morgan.

De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), 47 unidades marítimas da Petrobrás estão em greve na Bacia de Campos, maior produtora de petróleo do país. O impacto da greve na produção diária gera dúvidas, com a Petrobrás afirmando que no dia 4 a produção diminuiu apenas 6,5% em relação ao período pré-greve, informação contestada pela FUP, que calcula 25% da produção nacional de petróleo reduzida.

A possibilidade de um acordo entre grevistas e direção da Petrobrás é vista como pequena no mercado. Atrapalham as negociações o alto endividamento da companhia e o baixo valor do barril de petróleo. Uma greve por um longo período de tempo preocupa especialistas do setor, que temem um espaço de meses para que a produção retorne ao seu ritmo habitual.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Manuel AudazMoiséscarlos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
carlos
Visitante
carlos

Enquanto os petralhas saqueavam a Petrobras esses mesmos sindicalistas vendidos não se manisfestaram em nenhuma ocasião. Isso mesmo, vamos quebrar a Petrobras de vez antes de privatizar.

Moisés
Visitante
Moisés

Quebrada ela já está , é questão de tempo para que isso aconteça.
Por mim vende logo, privatiza para que os investimentos voltem junto com os empregos para população .
Falam que o petróleo e a Petrobras é do povo !
Nunca foi e nuca será !
É uma empresa que só beneficia a politica .

Manuel Audaz
Visitante
Manuel Audaz

Carlos e Moisés,

Enquanto houver o capital estatal, veremos esses escalabros acontecendo.
Muito se critica as privatizações.
Vejam a Vale. Foi privatizada, não se discute o valor nem a moeda que se pagou moedas podres, geradas pelo próprio estado, que cedo ou tarde teriam que pagar por esses fadados títulos do governo).
Daí sobrou a Peroba e aquele discurso melequendo de “o petróleo é blá blá blá”!
Resultado? O Estado e seus aliados ou gangues internas que aliaram a pirataria, fizeram um arrastão dígno de um verão carioca.
E essa FUP? Para que serve mesmo??