MINAS E ENERGIA ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE REDUÇÃO VOLUNTÁRIA DE DEMANDA DE ELETRICIDADE
O Ministério de Minas e Energia abriu hoje (2) uma consulta pública para colher as opiniões do mercado sobre a proposta de redução voluntária de demanda de energia elétrica para atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A consulta fica aberta para envio de contribuições até o dia 9 de agosto.
A portaria em consulta pública faz parte do conjunto de ações do governo para enfrentamento da atual situação hídrica do país. Poderão participar da redução voluntária de demanda os consumidores livres, os agentes agregadores, os consumidores modelados sob agentes varejistas e os denominados consumidores parcialmente livres.
As ofertas de redução de demanda poderão ter duração um a seis meses. Segundo publicação de hoje no Diário Oficial da União, essas propostas consistirão em múltiplos produtos com duração horária, de quatro e sete horas, lotes com volume mínimo de 30 MW médios na duração da oferta e discretizados no padrão de 5 MW médios, preço em R$/MWh, dia da semana e identificação do submercado da oferta.
“A medida vem ao encontro de recomendações do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico para o Ministério de Minas e Energia buscar alternativas que contribuam para o aumento da garantia da segurança e continuidade do suprimento de energia elétrica no País ao longo de 2021”, disse a pasta, em comunicado. Os interessados em participar da consulta pública devem acessar a página do Ministério de Minas e Energia.
Deixe seu comentário