MINAS E ENERGIA APRESENTA RELATÓRIOS PARA LEILÃO DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA NO AMAPÁ

transmissaoO Ministério de Minas e Energia enviou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um conjunto de relatórios técnicos, visando a preparação do edital de um leilão para a expansão do sistema de transmissão de energia elétrica do Amapá. O estado, como se sabe, sofreu um apagão de mais de 20 dias no ano passado, devido a falhas na subestação de Macapá.

O relatório, chamado de “Solução Estrutural para Aumento da Confiabilidade do Atendimento a Macapá”, prevê a implantação de um novo Ponto de Suprimento de Rede Básica em Macapá. O projeto será formado pela Subestação Macapá III, em 230/69 kV; além das linhas de transmissão, em 230 kV, Laranjal do Jari – Macapá III C1, com cerca de 230 km de extensão, e Macapá – Macapá III C1, com cerca de 10 km de comprimento.

Esses documentos subsidiarão à instrução do leilão de transmissão da nova Subestação Macapá III e da linha de transmissão, em 230 kV, Macapá – Macapá III C1. O leilão está previsto para dezembro de 2021, com prazo estimado de 42 meses para entrada em operação das novas obras”, detalhou o Ministério de Minas e Energia, em comunicado. Já o relatórios da linha Laranjal do Jari – Macapá C3, em 230 kV, estão em desenvolvimento e possuem previsão de licitação para junho de 2022.

A pasta diz ainda que, além da implantação da Subestação Macapá III, também serão realizadas expansões na rede de distribuição para que o sistema da CEA seja capaz de suprir o crescimento da demanda.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of