MINISTÉRIO DA ECONOMIA LIBERA ORÇAMENTO PARA A RETOMADA DA PRODUÇÃO DE RADIOISÓTOPOS DO IPEN

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

ipenUma notícia de última hora que traz um alívio parcial aos pacientes com câncer no Brasil. O Ministério da Economia publicou hoje (22), em edição extra do Diário Oficial da União, um crédito suplementar de R$ 19 milhões para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), órgão vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A portaria completa está disponível neste link.

Como noticiamos mais cedo, o IPEN é responsável por produzir uma grande parte dos radiofármacos e radioisótopos do Brasil. No entanto, o órgão interrompeu a produção dos medicamentos na segunda-feira (20) por falta de orçamento. O valor anunciado agora pelo Ministério da Economia é importante para o curto o prazo, mas não resolve todo o problema. O IPEN precisa receber uma verba total de R$ 89,7 milhões para garantir a produção dos radioisótopos e radiofármacos até o final do ano.

Já há repercussões sobre a medida no setor de medicina nuclear. “É com satisfação que a SBMN [Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear] recebe o comunicado de que foram disponibilizados, para compra de radiofármacos, 19 milhões de reais publicados no Diário Oficial da União”, disse ao Petronotícias o presidente da SBMN, George Coura Filho. “No entanto, ressaltamos que é solução temporária e que ainda não resolve o fornecimento até o fim do ano. Seguimos buscando o orçamento que garanta o fornecimento pleno seja disponibilizado, garantindo o acesso à saúde”, acrescentou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of