MINISTÉRIO DA TRANSPARÊNCIA ISENTA A NIPLAN DE ENVOLVIMENTO EM ATOS DE CORRUPÇÃO CONTRA A PETROBRÁS

niplanHá muitos motivos para a direção e os funcionários da Niplan, uma das mais importantes empresas de engenharia do país, comemorarem muito. Depois de uma rigorosa apuração durante quinze meses, o  Ministério da Transparência chegou a conclusão de que a Niplan não está envolvida em nenhum contrato fraudulento  com a Petrobrás e nem pode ser acusada em qualquer inquérito ou processo que apura responsabilidades na Operação Lava Jato. O processo administrativo de responsabilização no âmbito da Operação Lava Jato foi arquivado por falta de provas pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga Controladoria-Geral da União – CGU). A decisão, assinada pelo ministro Torquato Jardim, foi publicada na Portaria nº 1.299, do dia 15 de julho de 2016.

Em abril de 2015, a CGU instaurou processo administrativo contra a Niplan Engenharia, que faturou 500 milhões de reais em 2015. A suspeita contra ela recaía sobre a participação da empresa no consórcio Integradora URC, com as empresas Engevix e NM Engenharia. O consórcio foi designado para a execução de obras de modernização da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, em São Paulo (SP).  Após 15 meses de apurações, o Ministério da Transparência constatou que não existem elementos que comprovem o envolvimento da Niplan Engenharia no esquema de corrupção da estatal. Com o arquivamento do processo, ficam encerradas as investigações contra a empresa.

 A Niplan, que tem sede em São Paulo, é uma das maiores empresas montadoras e está na lista das maiores construtoras pesadas do país. A Niplan Engenharia está entre as maiores da construção pesada do país. Fundada em 1990, opera com foco em construções, manutenções e montagens eletromecânicas para todos os segmentos industriais. Os contratos da empresa são majoritariamente privados.  A Petrobrás é o único cliente do setor público. Entre seus clientes estão Basf,  Klabin, Fibria, ArcelorMittal, Vale, Anglo American, Nestlé, ThyssenKrupp, entre outros. A Niplan tem mais de 6 mil funcionários e considerada  por ser uma das empresas com os mais rígidos padrões de qualidade e segurança em seus processos,  certificada nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS18001.  Além dessas certificações, ainda há o programa de compliance, comunicação e responsabilidade socioambiental.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Luis CarlosJakcson SilveiraCarlos Airton Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Carlos Airton
Visitante
Carlos Airton

Blá-bl-a-blá… Dizem a boca pequena que ex-executivo de área comercial da ‘imaculada’ Camargo Correa foi para Niplan para onde levou vários contratos Petrobras com métodos nada ortodoxos

Jakcson Silveira
Visitante
Jakcson Silveira

Boa notícia, empresa séria

Luis Carlos
Visitante
Luis Carlos

Justiça foi feita!
Conheço a empresa e são extremamente sérios!!